CIDADANIA

Grupos de trabalhos discutem ações voltadas à população negra

A publicação de mais dois GTs também ocorrerá em breve.

Em 04/07/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEDH

A criação de três Grupos de Trabalho (GTs), formados por equipes do Governo do Estado e integrantes da Unidade Negra Capixaba de Combate ao novo Coronavírus (Covid-19), foi publicada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio de portaria no Diário Oficial do Espírito Santo nesta sexta-feira (3). A publicação de mais dois GTs também ocorrerá em breve.

Os grupos têm por finalidade estudar o documento entregue pela Unidade Negra ao Governo e trabalhar em cima das reivindicações contidas nele, todas voltadas para a população negra neste contexto da pandemia da Covid-19. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que a proposta de criação dos grupos de trabalho foi feita à Unidade Negra no dia em que o Governo recebeu as reivindicações.

“É importante trabalhar os temas trazidos pela Unidade Negra Capixaba junto com integrantes do coletivo, pois assim podemos discutir diretamente com quem trouxe as propostas até o Governo. Esperamos avançar ainda mais no trabalho e na garantia de direitos da população negra”, explicou a secretária Nara Borgo.

Foram publicados os GTs ligados às áreas de Educação, Assistência Social e Saúde. Em todos eles há dois representantes titulares e um suplente da Unidade Negra, e também uma representante da SEDH, a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia da Conceição de Oliveira.

“É de extrema importância a nossa participação em todos os grupos de trabalho, pois a população negra sempre foi pauta da nossa gerência. Vamos debater as pautas voltadas para a população negra de diversas formas: desde as voltadas para juventude até para os povos de religiões de matriz africana”, explicou a secretária.

As reuniões dos grupos ainda serão agendadas, mas a ideia é que comecem a ocorrer na próxima semana. (Com informações da Assessoria de Comunicação da SEDH)