SAÚDE

Guarapari registra baixa procura por vacinação contra COVID-19

Guarapari tem realizado diversas ações de vacinação e testagem, mas a procura está reduzida. 

Em 11/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMG

Além dos agendamentos pelo site e ações de vacinação realizadas no Complexo Esportivo, Guarapari iniciou uma nova fase da vacinação contra a Covid-19 para primeira e terceira dose.

O Governo do Estado anunciou nesta semana uma nova classificação de risco para regiões do Espírito Santo, com a inclusão do  “Risco Muito Baixo”. Essa nova classificação, válida a partir do dia 08 de novembro, permitirá a retomada plena de atividades econômicas e sociais. 
Para que os municípios alcancem essa classificação, é necessário cumprir metas como a porcentagem de vacinação em grupos específicos. A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), tem realizado diversas ações de vacinação e testagem, mas para alguns grupos, a procura está reduzida. 

Segundo a informação do Governo Estadual, só serão classificados em “Risco Muito Baixo”, os municípios que alcançarem 90% de cobertura dos adolescentes com D1; 90% de cobertura de reforços nos idosos e imunossuprimidos; e 80% dos adultos com D2. 

Para atingir essas metas, Guarapari conta com a população.

“Até o momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contabiliza 68,06%; idosos e imunossuprimidos que tomaram a terceira dose somam 34,84%; e pessoas acima de 18 anos, 91,98% receberam a primeira dose e somente 52,91% tomaram a segunda dose. Conforme esses dados, o município possui três metas a bater e para a retomada plena de atividades econômicas e sociais é preciso que a população busque os locais de vacinação”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Alessandra Albani. 

Além dos agendamentos pelo site e ações de vacinação realizadas no Complexo Esportivo, Guarapari iniciou uma nova fase da vacinação contra a Covid-19 para primeira e terceira dose. A partir de agora, esses públicos podem procurar a unidade de saúde, que possui sala de vacina, de 07h às 15h, de segunda a sexta-feira, para agendar o seu horário. É importante lembrar que não há necessidade de chegar mais cedo nas unidades.   

Devem procurar o serviço os moradores de Guarapari, com 18 anos ou mais, que ainda não tomaram a primeira dose, e os idosos com mais de 60 anos, que tomaram a segunda dose há cinco meses ou mais e precisam tomar a terceira dose de reforço. 

Unidades com sala de vacina: 

US de Setiba
US de Santa Mônica 
US de Perocão 
US de Jabaraí
US de Adalberto Simão Nader 
US de Bela Vista 
US de Amarelo
US de Rio Claro 
US de Reta Grande 
US de Camurugi
Centro Municipal de Saúde, Itapebussu  
US Roberto Calmon, Centro
US Caic, no Olaria 
US de Kubitschek. 

Outro serviço que tem obtido baixa procura é a testagem, mesmo com a ampliação para dentro das unidades de saúde. Além das nove unidades de saúde que fazem a testagem nos dias de terça e quinta, o serviço é oferecido toda quarta-feira, no Complexo Esportivo, em Muquiçaba e na sexta-feira, no Arnaldo Magalhães.

Confira o cronograma:

Terças e quintas, de 13h às 16h, nas Unidades de Saúde de Bela Vista, Setiba, Santa Mônica,  Jabaraí, Kubitschek,  Caic,  Meaípe, Camurugi e Arnaldo Magalhães; 
Quartas-feiras, 15h às 18h, no Complexo Esportivo em Muquiçaba; 
Sextas-feiras, de 13h30 às 16h, na Unidade de Saúde Arnaldo Magalhães, em Muquiçaba. 
Pessoas com sintomas graves:
 
A Semsa ressalta que caso a pessoa tenha sintomas graves, é preciso procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber atendimento.
Além do atendimento médico, no local também é feita a coleta de exame RT- PCR, de 07 às 19h.

“A testagem é de extrema importância para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Solicitamos que a população busque a testagem, independente de apresentar ou não os sintomas de Covid-19”, finalizou a Secretária de Saúde. (Secom/PMG) 

Leia também:

Pesquisa revela piora no estilo de vida do brasileiro na pandemia
Outubro Rosa: 1.400 procedimentos de saúde foram realizados
Covid-19: Vila Velha abre agenda extra neste domingo (10)
Cariacica abre neste sábado (9) mais vagas para a vacinação
Estados e municípios decidirão sobre vacinação de adolescentes
Guarapari vai vacinar os jovens de 12 a 17 anos em escola
Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Viana promove ações
Covid: Vila Velha abre agenda nesta sexta para D1, D2 e D3
Himaba inaugura brinquedotecas para pacientes da unidade
Vacinação contra a Covid-19 sem agendamento em Cariacica
Boletim da Fiocruz mostra sucesso da vacinação contra covid-19

TAGS:
PANDEMIA | COVID-19 | GUARAPARI | SEMSA | VACINA