CIDADE

Guarda Cidadã faz ação de combate à violência contra mulher

O secretário Ícaro Ruginski, prefeito Lorenzo Pazolini e agentes do projeto Guarda Cidadã.

Em 09/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini e do secretário de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, a campanha foi um sucesso.

O projeto Guarda Cidadã, da Guarda Civil Municipal de Vitória, promoveu uma ação educativa na manhã deste sábado (9), na feira do bairro São Pedro, com o tema "Denuncie: O Silêncio Mata", num alerta ao combate à violência contra a mulher. Com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini e do secretário de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, a campanha foi um sucesso.

Neste domingo (10), a equipe estará na feira de Gurigica, às 9 horas.

"Quando vi a campanha da minha janela, vim parabenizar a Guarda. Tem que denunciar, ainda que anonimamente", destacou Adnalva Macedo, moradora do bairro São Pedro.

Frases

A ação teve varal de camisas com frases comuns entre vítimas, como: "Foi só uma vez", "Ele vai parar", "Ele é um bom pai", "Caí da escada", entre outras, manchadas com uma cor que representa o sangue deixado por essas mulheres.

"Pensamos numa ação elaborada com essa ideia do corpo falso para chamar a atenção, cria o impacto, inclusive com as camisas com manchas semelhantes ao sangue, para incentivar as denúncias e a prevenção contra esse tipo de crime", contou a agente comunitária Maria Odete Castiglioni, que faz parte da Coordenação de Ensino, Formação e Relacionamento com a Comunidade.

Alerta

A iniciativa da Guarda Cidadã com esse tema trata da atenção que deve ser dada às vítimas de violência doméstica e apresenta alguns caminhos para diminuir os casos, como o Botão do Pânico e o apoio da Guarda Civil Municipal para combater essa prática criminosa.

"É uma ação que vai mostrar a aproximação da gestão com a sociedade, uma ação educativa que tem por fim orientar as mulheres da importância de denunciar, de procurar ajuda quando forem vítimas desses crimes", reforça o secretário de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

Cuidados

Devido à pandemia da Covid-19, a ação social está sendo feita de forma expositiva, tendo orientações para quem se aproxima da ação e quer saber mais a respeito da campanha.

"Acho muito importante que façam isso mesmo, a violência está demais. Nem homem respeita mulher, nem mulher respeita homem. Precisamos de ações como essa", afirmou Idalina Maria Monteiro, moradora do bairro São Pedro.

"Fico muito feliz de ver esse trabalho da Guarda, que eu não conhecia. Encoraja as mulheres a denunciar, é importante estar na rua fazendo essa campanha", disse Joana Nogueira, moradora do bairro Resistência.

"Acho muito importante que façam isso mesmo, a violência está demais. Precisamos de ações como essa", disse Idalina, durante abordagem educativa. Foto: Jansen Lube/PMV

Outra moradora de Vitória que passou pela feira de São Paulo relatou um caso próximo a ela.

"Tenho uma irmã que não denuncia. Ele bate nela, depois pede desculpas e a vítima não registra boletim. O casal tem um filho de um mês, mas a família não conhece", relatou uma parente de vítima de violência doméstica, que preferiu não se identificar.

Guarda Cidadã

O projeto Guarda Cidadã é desenvolvido pela equipe de projetos sociais da Guarda Civil Municipal, entre agentes comunitários e agentes de trânsito. São ações como teatro de bonecos, palestras, gincanas, intervenções urbanas, entre outras, todas com caráter de conscientização para temas de segurança.

"É fundamental ações assim para que a gente forme uma geração que respeite, que reconheça, mas que, principalmente, cuide das mulheres. Temos que acabar com essa violência, com essa covardia. A Prefeitura de Vitória agora tem esse compromisso, com ações também de repressão com a Guarda Civil Municipal, prendendo pessoas que eventualmente cometam crimes, além de ações de cunho educativo", salientou o prefeito Lorenzo Pazolini. (Com informações da Secom/PMV)