POLICIA

Guarda Civil de Vitória apreende suspeitos de roubo de fios

Quase 600 quilos de fios e cabos elétricos de iluminação pública foram apreendidos em 2 dias.

Em 15/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMV

Em dois dias, quase 600 quilos de fios e cabos elétricos de iluminação pública foram encontrados e apreendidos após as investigações em parceria com a Polícia Civil.

Agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória conduziram na manhã desta sexta-feira (15), duas pessoas à Delegacia Regional de Vitória. Em uma ocorrência repassada pelo CIODES e confirmada com imagens do vídeomonitoramento, a dupla acabou presa com fios e cabos de cobre na Praça de Jucutuquara. Detidos e material apreendidos já estão à disposição da Polícia Civil do espírito Santo, na Delegacia Regional de Vitória.

Somente na operação de hoje (15) foram apreendidos, aproximadamente, 50 quilos de fios. Ontem, contabilizando os fios da caminhonete e do ferro-velho, foram 520 quilos. Em dois dias, quase 600 quilos de fios e cabos elétricos de iluminação pública foram encontrados e apreendidos após as investigações em parceria com a Polícia Civil.

Prejuízo estimado

O prejuízo está estimado em R$ 60 mil por mês aos cofres da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV). Esses furtos atrapalham o funcionamento da cidade, causam transtorno no trânsito pelos semáforos atingidos, além de ruas sem luz nos postes.

Segundo o Agente Maciel, da Guarda Civil Municipal de Vitória, esse tipo de prática criminosa com a extração do material, envolve pessoas em situação de ruas, incluindo alguns em situação de dependência química, que fazem uso de entorpecentes, e que são aliciados para a prática do crime, pelos receptadores, por se tratar de uma mão de obra barata.

“As pessoas que praticam esse tipo de crime, extraindo esses fios e cabos elétricos das vias de origens, são pessoas que vivem em situação de rua, incluindo alguns em situação de dependência química, que fazem uso de entorpecentes, por se tratar de uma mão de obra barata, são aliciadas e recrutadas pelos receptadores, para a prática do crime, como fontes para sustentar os seus vícios”, disse Maciel.

Sobre a identificação do núcleo da cadeia de receptação dos produtos de roubo, o Agente disse que está sendo feito um trabalho de monitoramento por parte da equipe do serviço de inteligência da GCM para chegar a causa do problema.  

“Sobre a receptação, o que sabemos até o momento é sobre esse ferro-velho de Cariacica. Porém, na Capital, a equipe do serviço de inteligência da GCM está sendo feito um trabalho de monitoramento em alguns pontos das regiões de Andorinhas e Itararé, ainda não temos nada de oficial neste aspecto, para chegar a causa do problema. O objetivo é tornar Vitória mais segura para se morar, empreender, para receber novos investimentos e também, para a atração dos turistas”, concluiu o Agente Maciel.  (Com informações da Secom/PMV)