POLICIA

Guarda de Vitória faz capacitação com uso de torniquete

Para uma atuação constante, a tropa da Guarda Civil de Vitória recebe diversos cursos.

Em 05/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

O curso foi organizado pela Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) e apresentou diversas técnicas de utilização do torniquete. 


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Para uma atuação constante e qualificada, a tropa da Guarda Civil Municipal de Vitória recebe diversos cursos ao longo do ano. O mais recente foi o curso "Atendimento Pré Hospitalar em Combate", em Goiabeiras, na última semana, que teve como foco o uso de torniquetes, ferramenta que salva vidas em diversas situações de emergência.

>> Centro de Vitória tem redução de 38% de assaltos em 2024

"Ele é um equipamento de proteção individual para estancar sangramento em membros inferiores ou superiores. Costumamos ver em filmes algumas improvisações, mas o torniquete precisa ser homologado por um órgão de competência e é preciso saber usá-lo", explica o instrutor Aroldo Filho, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). 

O curso foi organizado pela Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) e apresentou diversas técnicas de utilização do torniquete. Inicialmente, 20 guardas já completaram a instrução. Entre os pontos abordados, estão o de como reconhecer o calibre da veia ou artéria lesionada e adaptar o torniquete de forma adequada. 

"De 3 a 5 minutos, uma hemorragia pode levar uma vítima a óbito. O uso correto do torniquete aumenta as chances de vida desta vítima até a chegada de socorro especializado ou entrada em uma unidade hospitalar. É essencial para nós, da área de segurança", explica o instrutor. 

As técnicas visam auxiliar vítimas de qualquer tipo de incidente, desde disparos de arma de fogo até a acidentes domésticos, assim como fraturas por violência ou acidentes no trânsito.

"Até mesmo para auxílio de um colega de trabalho, pois a segurança pública nos expõe mais a situações de risco e emergências", observa Aroldo. 

Outros cursos

A Gfap disponibiliza diversas temáticas diferentes para os guardas estarem com os conhecimentos técnicos atualizados com o que há de mais novo na área de segurança pública e viária. Somente este ano, já foram realizados 25 cursos distribuídos de assuntos distintos. A gerência também é responsável pelo Estágio de Qualificação Profissional (EQP) realizado anualmente para toda a tropa.  

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Centro de Vitória tem redução de 38% de assaltos em 2024
Operação em prisões do país tira 4,7 mil celulares do crime
221 celulares são recuperados na 1ª etapa do Recupera
Polícia Científica do Espírito Santo recebe novos peritos
Forró do Pontal acontece sem registro de ocorrências graves
Agentes da Guarda passarão por treinamento de habilitação
Operação "Força pela Vida" flagra motoristas alcoolizados
PF combate fraudes em benefícios de renda em cinco estados

TAGS:
VITÓRIA | CAPACITAÇÃO | GUARDA CIVIL | TROPA | CURSOS