POLICIA

​Guarda Municipal de Vila Velha inicia Operação Pôr do Sol

A Operação Pôr do Sol vai das 17h às 23h, nas áreas comerciais e na faixa de areia da orla. 

Em 04/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Antônio Carlos/PMVV

O patrulhamento é feito nas modalidades a pé e ciclopatrulhamento, nas zonas onde há comércio, aumentando a presença dos operadores de segurança nos horários de fechamento dos estabelecimentos e horário de pico nos pontos de ônibus.

Para coibir furtos, que são crimes de oportunidade, e reduzir a incidência de cena de uso de entorpecentes, a Guarda Municipal de Vila Velha inicia a Operação Pôr do Sol, que vai das 17h às 23h, nas áreas comerciais e faixa de areia da orla. 

O patrulhamento é feito nas modalidades a pé e ciclopatrulhamento, nas zonas onde há comércio, aumentando a presença dos operadores de segurança nos horários de fechamento dos estabelecimentos e horário de pico nos pontos de ônibus, com muitas pessoas voltando para casa. 

Já os três quadriciclos fazem rondas na faixa de areia realizando abordagens, com o objetivo de coibir cenas de uso de entorpecentes na praia. Na primeira noite de atuação, 25 pessoas foram abordadas.

A Operação Pôr do Sol será feita todos os dias, com efetivo complementar ao efetivo ordinário, ampliando em cerca de 60% a presença na região. Os guardas que atuam são remunerados com a Gratificação por Serviço Extraordinário (GSE).

GGIM

A novidade foi apresentada na reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), na manhã desta quinta-feira (4), que reuniu, além da Guarda Municipal, representantes de todas as forças de segurança que atuam na cidade – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros – e representantes do Ministério Público, legislativo municipal e secretariado municipal.

Presidido pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, o GGIM tratou dos crimes contra o patrimônio, que mostram redução na série histórica na maioria dos índices, mas apontam aumento nos casos de furtos recentes.  

De 2018 para 2022, dados de janeiro a julho, houve redução de 47,4%. Comparado a 2021, a redução é de 12,7%.

Contribuem para esta redução a diminuição de roubo contra a pessoa em via pública, roubo a estabelecimento comercial e roubo em residência. Já furto em residência e furto a estabelecimento comercial apresentaram aumento. 

O secretário falou sobre a importância de planejar, com base nestes dados, e com a integração de todos os entes envolvidos na segurança pública, ações que se mostrem mais efetivas:

“Este uso dos dados é o que permite, mesmo sem aumento do efetivo, termos melhora nos dados e na sensação de segurança da população. A Operação Pôr do Sol, por exemplo, já é uma resposta para baixar os números dos crimes de oportunidade, que hoje têm causado mais impacto na segurança em nossa cidade”, comentou o tenente-coronel.

Série História de Crimes contra o Patrimônio:

2018 – 6.433
2019 – 6.371
2020 – 4.709
2021 – 3.876
2022 – 3.380. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Operação da PF investiga fraudes no auxílio emergencial
Polícia Federal combate o comércio irregular de remédios
Cariacica recebe quatro viaturas para a Guarda Municipal
Operação da PF investiga uma fraude na aquisição de armas
Ação integrada das Guardas Municipais faz 300 abordagens
Guarda de Vila Velha integra uma ação conjunta em blitz
Polícia Federal deflagra operação para reprimir câmbio ilegal
Homem é preso com réplica de fuzil, munições e drogas
Guarda Municipal de Vila Velha recupera 3 motos e 1 carro
Guarda Civil de Vila Velha recupera veículo e dinheiro
Polícia vai investigar caso de racismo em jogo no Morumbi

TAGS:
GUARDA MUNICIPAL | VILA VELHA | OPERAÇÃO PÔR DO SOL | PATRULHAMENTO | CRIMES