POLICIA

Guarda prepara esquema especial de segurança no Sambão

Guarda Municipal de Vitória tem o objetivo de tornar o espaço seguro durante os Desfiles.

Em 04/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Por dia de evento, mais de 70 agentes dos grupamentos de Proteção Comunitária, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo Tático Operacional (GTO) e de Trânsito vão atuar.

De forma inédita, o Carnaval de Vitória terá reconhecimento facial em câmeras de videomonitoramento instaladas no Sambão do Povo e entorno, com o objetivo de tornar o espaço mais seguro durante os Desfiles das Escolas de Samba.

Por dia de evento, mais de 70 agentes dos grupamentos de Proteção Comunitária, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo Tático Operacional (GTO) e de Trânsito vão atuar. Os setores Gerência de Inteligência e Integração, e Centro Integrado de Operações e Monitoramento (Ciom) estarão juntos para a utilização da tecnologia durante os desfiles.

Além disso, também diariamente, 80 profissionais da segurança privada do evento vão colaborar com as forças de segurança atuando no Sambão do Povo. As polícias Militar e Civil também vão participar do planejamento com efetivo. Os militares também terão monitoramento por câmeras para ampliar a proteção aos frequentadores do Sambão do Povo.

Já o Corpo de Bombeiros terá duas guarnições no ambiente externo do Sambão do Povo, com o intuito de prevenir qualquer tipo de acidente que possa ocorrer durante os desfiles.

"Pela primeira vez na história, teremos o apoio da Inteligência da Guarda Civil Municipal de Vitória para a realização do plano de segurança do evento. O objetivo é atuar na prevenção e repressão de crimes", destaca o secretário de Segurança Urbana, Paolo Quintino.

Ele completou:

"O trânsito de pessoas passa a ser acompanhado em tempo real por meio das câmeras de videomonitoramento, com reconhecimento facial, ligadas ao Ciom, da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu). A Guarda Civil Municipal atuará com efetivo reforçado em toda a área de acesso ao Sambão do Povo. A Ronda Ostensiva Municipal estará presente, com homens nas áreas do Sambão e do entorno, auxiliados pela equipe de Inteligência, de olho também no corredor que fica atrás dos camarotes", explicou Quintino.

Trânsito

Além do patrulhamento a pé e em viaturas no entorno do Sambão, serão feitas fiscalizações para evitar que motoristas que tenham feito uso de bebidas alcoólicas assumam a direção de veículos.

Para evitar transtornos no trânsito entre municípios, principalmente na Segunda Ponte, a Polícia Rodoviária Federal vai colaborar com efetivo. (Secom/PMV)

Leia também:

Novos Guardas de Viana se apresentam para início de curso
PMV apreende cobre e peças de moto furtada em ferro-velho
Operação Integrada fiscaliza trânsito entre Viana e Cariacica
Homem é preso após perseguição da Guarda de Vila Velha
GCM detém suspeito de arrombar loja no centro de Linhares
PF prende grupo acusado de contrabando de urânio e ouro
PRF lança Sinal Desaparecidos para ajudar localizar pessoas
Polícia Federal combate acusados de tráfico de drogas no Rio
PF faz uma operação contra as fraudes na Caixa Econômica
> ​Guarda de Vila Velha recupera 12 veículos em uma semana

TAGS: 
VITÓRIA | GUARDA MUNICIPAL | SEGURANÇA | DESFILES | CARNAVAL