CIDADANIA

Guarda-vidas oferecem proteção nas praias e lagoas de Vila Velha

Vila Velha possui praias para todos os gostos e a proteção está garantida.

Em 27/12/2018 Referência JCC, Vandique Magalhães - Semcom/PMVV

Foto: Alessandro Gomes

Vila Velha possui praias para todos os gostos e a proteção par ao banhista está garantida. Neste verão, 135 guarda-vidas atuam em 31 postos de observação ao longo dos 32 km de orla do município e também nas lagoas Grande e de Interlagos. Os locais são muito agradáveis para banhos e em alguns deles para a prática esportiva.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

No final da Praia da Costa até o trampolim, as águas são calmas com poucas ondas, propícias para crianças. O local também é utilizado para a prática de natação e pesca, além de esportes náuticos como stand-up paddle. Lá também funciona o projeto Praia legal para pessoas portadoras de deficiência.

Já no trecho entre as ruas Henrique Moscoso e Maranhão, a Praia da Costa apresenta ondas mais altas e um pouco mais profunda, apropriado para quem sabe nadar e conhece o local. As areias são utilizadas para a prática de skimboard (antigo disco de praia). Em todos os pontos há postos de guarda-vidas para a proteção do banhista.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

A pedrinha, na Praia de Itapuã, é outro lugarejo adequado para as crianças já que o mar é calmo e raso. Nas proximidades há uma área de pesca facilmente notada pela presença de embarcações. Por isso, é um local para natação por conta da profundidade das águas, além de ser um trecho muito utilizado para o skit surf por causa dos ventos, geralmente no período da tarde.

A orla de Itaparica é uma área propícia para a prática de surf ou para quem sabe nadar. Mas é sempre recomendável procurar um posto de guarda-vidas no local antes de entrar na água para banhos e mergulhos com segurança, já que em alguns locais há correntes de retorno. 

Já as praias da Barra do Jucu, dos Recifes e da Belina são bastante procuradas por praticantes de surf e bodyboard por causa da arrebentação e da profundidade. Em Ponta da Fruta, a Praia da Baleia possui águas mais profundas, mas próximo ao local está situada a praia Rasa, adequada para familiares com crianças. Mais adiante ao sul do litoral também existem points para os que gostam de surf, bodyboard e pesca artesanal.

As lagoas Grande e de Interlagos possuem áreas para banhos de criança e adultos. A Prefeitura já sinalizou todos os locais críticos que apresentam algum risco de afogamento.