EMPREGO & ESTÁGIO

Habilidades mais importantes no mercado de trabalho do futuro

Quatro conjuntos de habilidades se destacaram não apenas pelo crescimento mais rápido.

Em 03/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images/Morsa Images

A mudança dos skills valiosos à futura mão de obra acontece principalmente por causa dos avanços tecnológicos, como o surgimento do ChatGPT e das redes sociais.

O novo ChatGPT da OpenAI — o chatbot que ganhou força entre o público por suas respostas detalhadas e semelhantes às de humanos, como escrever uma redação para um estudante —, reviveu o debate sobre a possibilidade de os robôs substituírem empregos qualificados.

Quem sabe o impacto que esse tipo de tecnologia terá no final. Mas um novo relatório do Burning Glass Institute feito em parceria com o Business-Higher Education Forum e Wiley mostra que a inteligência artificial e as habilidades de aprendizado de máquina não estão apenas entre os conjuntos de conhecimentos que mais crescem e se espalham no mercado de trabalho – mas dominá-los também pode significar ganhar mais.

“A noção de que a automação é uma ameaça é algo que devemos repensar”, diz Matt Sigelman, presidente da organização sem fins lucrativos de pesquisa de mercado de trabalho Burning Glass Institute. “Estamos vendo que as pessoas cujo trabalho envolve alavancar as habilidades de automação são pagas significativamente mais.”

Ainda assim, ele reconhece que as habilidades estão mudando rapidamente na maioria dos empregos, e aqueles que não acompanharem esse desenvolvimento podem estar em risco. “O tipo de mudança que vemos pode ter menos a ver com empregos desaparecendo do que com empregos que exigem conjuntos inteiramente novos de habilidades que as pessoas ainda não dominam hoje.”

Principais habilidades para buscar hoje

Então, quais habilidades os candidatos a emprego devem buscar? A pesquisa, publicada em 1º de dezembro, oferece algumas ideias. Ela analisou dados de 228 milhões de ofertas de emprego nos últimos sete anos, agrupando cerca de 30 mil habilidades – de soldagem a engenharia de dados – em 444 “grupos” de habilidades, como manufatura ou análise de dados.

A partir dessa análise, quatro conjuntos de habilidades se destacaram não apenas pelo crescimento mais rápido (aqueles com a maior taxa de crescimento desde 2018), mas também pela maior disseminação (aqueles que aparecem em uma ampla gama de setores). 

Devido à sua taxa de crescimento e alcance, esses quatro conjuntos de habilidades – inteligência artificial e aprendizado de máquina; computação em nuvem; gerenciamento de produtos e mídia social – são os que estão transformando o mercado e oferecendo as maiores oportunidades de trabalho, segundo Sigelman.

“Esses são os conjuntos de habilidades com maior probabilidade de serem incorporados ao trabalho que você está fazendo hoje”, diz. Em 2021, um em cada oito anúncios de emprego exigia um desses quatro conjuntos de skills, segundo o relatório.

Sigelman, membro da lista inaugural Future of Work 50 da Forbes, com os executivos, cientistas e inovadores que estão ajudando a pensar o futuro do trabalho, também falou no evento da Forbes USA em novembro. 

“O que estamos vendo é um desequilíbrio de pessoas com conjuntos específicos de habilidades que o mercado precisa”, diz ele. Sua pesquisa mostra que a média dos empregos viu 37% de suas habilidades substituídas nos últimos cinco anos “por causa da automação, da tecnologia e da disseminação de habilidades no mercado.”

O relatório também descobriu que as pessoas que desenvolvem esses quatro conjuntos de habilidades têm um desempenho superior nos EUA quando se trata de remuneração, e muitas vezes por uma ampla margem.

Empregos em declínio

Além disso, a pesquisa nomeia habilidades que estão perdendo a importância, ou mostrando um crescimento comparativamente lento ou negativo. Isso inclui consultoria de negócios, vendas especializadas, arquitetura e administração de banco de dados e design e desenvolvimento da web. Empregos que estão em queda incluem administradores de banco de dados, consultores financeiros pessoais e auditores, diz o relatório.

Para pessoas que estão buscando emprego, Sigelman aconselha a pensar mais sobre as habilidades que estão desenvolvendo, em vez de empresas ou empregos específicos. “O que te coloca no comando da sua carreira geralmente envolve tanto desenvolver as habilidades certas quanto escolher o emprego certo.”

Ao buscar habilidades que estão crescendo rapidamente e se espalhando pelas indústrias, as pessoas podem encontrar oportunidades em áreas onde as necessidades estão surgindo, mas ainda há grandes carências de habilidades. O marketing, diz ele, é um exemplo disso – um campo onde há muitos profissionais criativos, que são bons comunicadores, mas não têm experiência suficiente com novos conhecimentos técnicos em questões como automação ou análise de dados. ( Jena McGregor, de Forbes )

Leia também:

IBGE abre inscrições para recenseador em Vila Velha
Agência de Emprego divulga 68 oportunidades em Viana
Procon de Cachoeiro abre vagas para contratar estagiários
Sine de Linhares está com 169 oportunidades de emprego
Sine de Vila Velha está com 168 novas vagas de emprego
Sympla, Catho e mais 23 empresas com vagas de emprego
Guarapari lança Processo Seletivo de contratações temporárias
Sine Vitória oferece 651 vagas de trabalho nesta semana 
Cariacica está com 726 novas oportunidades de emprego
Gurapari realiza Processo Seletivo Simplificado para Educação
Estágio e Trainee: Santander e mais empresas com vagas abertas

TAGS:
HABILIDADES | MERCADO DE TRABALHO | EMPREGOS | FUTURO