ESPORTE INTERNACIONAL

Hamilton supera Verstappen e vence o GP do Bahrein de F1

A corrida que marcou a volta da Fórmula 1 à Band TV teve muita disputa até a reta final.

Em 28/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Twitter/Fórmula 1

Em uma disputa espetacular que durou até a última volta, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, superou o holandês Max Verstappen, que largou da pole-position com a Red Bull, e venceu o Grande Prêmio do Bahrein, que abriu a temporada 2021 da Fórmula 1. O finlandês Valteri Bottas, da Mercedes, fechou o pódio deste domingo (28). 

A corrida marcou o retorno da categoria à tela da Band após 40 anos. Foram quase três horas de aquecimento dentro do Show do Esporte, e uma transmissão com Sérgio Maurício, Reginaldo Leme, Felipe Giaffone e Mariana Becker (direto do Bahrein) que fez o fã da F1 não perder nenhum detalhe - da largada até o fim da festa do pódio.

Logo na volta de apresentação, Sergio Pérez (Red Bull) teve problemas no carro e atrasou a largada - o mexicano saiu dos boxes. Após o sinal verde, Verstappen manteve a liderança, seguido por Hamilton. Lá no fim do grid, Nikita Mazepin (Haas) escapou e obrigou a entrada do safety car. Na relargada, Pierre Gasly (AlphaTauri) perdeu o bico após toque em Carlos Sainz (Ferrari) e Mick Schumacher (Haas) também rodou. 

Hamilton foi para os boxes na volta 14 e voltou com pneus duros. A estratégia da Mercedes deu certo num primeiro momento, já que Verstappen, com pneus médios gastos, só parou na volta 18 e retornou 7 segundos atrás do heptacampeão. 

O Bahrein viu brigas emocionantes entre os campeões mundiais Fernando Alonso (Alpine), Sebastian Vettel (que largou em último com a Aston Martin) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) por uma posição no top 10. No fim, porém, o espanhol abandonou com problemas na volta 35, o finlandês foi o décimo-primeiro e o alemão décimo-quinto, todos fora da zona de pontuação. 

Na briga pela vitória, Verstappen, em segundo, andava mais rápido, e Hamilton voltou a parar na volta 29, retornando com pneus duros. De volta à ponta, o holandês só iria para os boxes na volta 40 e retornou a 8 segundos do inglês. Foi a chance para o heptacampeão bater mais um recorde histórico na categoria, o de mais voltas na liderança - que era de Michael Schumacher, com 5.111.

As últimas voltas foram emocionantes, como todo o fã de F1 espera, com a vantagem de Hamilton para Verstappen caindo a cada giro. A cinco voltas do fim, o britânico escapou e viu o holandês a apenas 1 segundo. 

Na volta 53 das 56, Verstappen tomou a ponta, mas Hamilton pegou ela de volta - o holandês ultrapassou o limite da pista e devolveu a posição. A pressão durou até o final, com o piloto da Red Bull inclusive abrindo a asa, mas o inglês sustentou o primeiro lugar e alcançou a vitória de número 96 da carreira.

A equipe da Band elegeu Sérgio Pérez como o melhor piloto da abertura da temporada. Depois de largar dos boxes, o mexicano da Red Bull foi galgando posições ao longo das 56 voltas e cruzou a linha de chegada em quinto. 

O finlandês foi coadjuvante mais uma vez e viu Verstappen ser a principal ameaça ao companheiro de Mercedes. A equipe, por sinal, o prejudicou na segunda parada, com uma trapalhada que custou dez segundos nos boxes. “Estou desapontado como as coisas aconteceram. Lewis e eu tivemos estratégias diferentes, e do meu lado poderia ter sido melhor”. 

Próxima etapa

A Fórmula 1 retorna no final de semana dos dias 16, 17 e 18 de abril, com o GP de Emilia Romagna, na Itália. Tudo, é claro, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. (Band Notícias)

Classificação

1) Lewis Hamilton (Mercedes) 56
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 56
3) Valtteri Bottas (Mercedes) 56
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 56
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda) 56
6) Charles Leclerc (Ferrari) 56
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 56
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 56
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda) 56
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 56
11) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 56
12) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 55
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 55
14) George Russell (Williams/Mercedes) 55
15) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 55
16) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 55
17) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 52
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 51
OUT) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 32
OUT) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari) 0

TAGS:
ESPORTES   |   FÓRUMA 1   |   CORRIDA   |   PILOTOS   |   GP   |   INTERNACIONAL   |   ECONOMIA   |   SAÚDE