ESPORTE INTERNACIONAL

Hamilton vence GP do Japão e amplia vantagem

O britânico Lewis Hamilton ficou com a vitória.

Em 05/10/2014 Referência JCC

O Grande Prêmio do Japão, disputado na madrugada deste domingo (5), foi encerrado com bandeira vermelha em Suzuka. Após um acidente grave do francês Jules Bianchi, a organização decidiu terminar a corrida na 47ª das 53 voltas previstas, e o britânico Lewis Hamilton ficou com a vitória.

Jules Bianchi sofreu um grave acidente e foi levado inconsciente para um hospital
Foto: Clive Mason / Getty Images

O inglês da Mercedes mostrou competência na pista molhada e chegou aos 266 pontos ganhos no campeonato. Segundo colocado no Japão, o alemão Nico Rosberg está a 10 pontos atrás do companheiro de equipe. O terceiro colocado em Suzuka foi o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull.

Após a corrida, preocupados com o estado de saúde de Bianchi, os três primeiros colocados, com o semblante de apreensão, comemoraram timidamente no pódio. O Grande Prêmio da Rússia, próxima etapa do campeonato, será realizado no domingo.

A etapa do Japão do campeonato foi tumultuada em função da chuva que atingiu a região do autódromo de Suzuka. Arrojado, Hamilton explorou seu talento para pilotar em condições adversas e superou o pole Rosberg. O brasileiro Felipe Massa, da Williams, terminou em sétimo.

Diante do clima instável, a prova começou com a presença do carro de segurança. Logo na segunda volta, depois de o sueco Marcus Ericsson perder o controle de sua Caterham, a organização mostrou a bandeira vermelha.

Chuva castigou o GP de SuzukaFoto: Mark Thompson / Getty Images

Com a prova interrompida, os pilotos seguiram para o pit lane, mantendo a ordem do grid de largada. Após aproximadamente 20 minutos, o clima melhorou, e a corrida foi retomada com a presença do carro de segurança. Instantes depois, o espanhol Fernando Alonso sofreu uma pane em sua Ferrari e deixou a disputa.

Pelo rádio, alguns pilotos, entre eles Hamilton, pediram a saída do carro de segurança a Charlie Whiting, diretor de prova, o que ocorreu apenas no final da nona volta. Com a melhora nas condições da pista, muitos competidores visitam os boxes para colocar pneus intermediários.

publicidade

O experiente britânico Jenson Button, um dos primeiros a parar para trocar os pneus, teve sucesso e assumiu a terceira colocação. Na 16ª volta, Sebastian Vettel tomou a quinta colocação de Massa. Pouco depois, o australiano Daniel Ricciardo também deixou o brasileiro para trás.

Embalados, os pilotos da equipe austríaca não tiveram maiores dificuldades para passar Valtteri Bottas antes da 20ª volta. Com a pista mais seca, a organização autorizou o uso da asa traseira móvel apenas na metade dos 53 giros previstos.

Fonte: Terra.com