POLÍTICA CAPIXABA

Hartung tem 42% e Casagrande, 29%, aponta pesquisa Ibope no ES

Levantamento indica que Paulo Hartung venceria a disputa no 1º turno.

Em 16/09/2014 Referência JCC

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (13) aponta que Paulo Hartung (PMDB) com 42% das intenções de voto para governador do Espírito Santo e Renato Casagrande (PSB), com 29%. O candidato do PT, Roberto Carlos, a candidata Camila Valadão (PSOL)  e Mauro Ribeiro (PCB) estão empatados com 2% cada.  Brancos e nulos acumulam 8%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam somam 15%.

O levantamento indica que Paulo Hartung venceria a disputa no primeiro turno.
Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa é a segunda do Ibope no Espírito Santo.

Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Paulo Hartung (PMDB): 42%
- Casagrande (PSB): 29%
- Roberto Carlos (PT): 2%
- Camila Valadão (PSOL): 2%
- Mauro Ribeiro (PCB): 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 15%

De acordo com a primeira pesquisa realizada do estado, divulgada no dia 30 de agosto, os dois candidatos que estão na dianteira disputa pelos votos tiveram redução nas intenções. De acordo com os dados dessa primeira pesquisa, Paulo Hartung tinha 44% das intenções, 2% a mais do que na atual. Já Renato Casagrande tinha 30%, mas passou para 29%.

O candidato Roberto Carlos também apresentou queda de 1%, passando de 3% para 2%. Mauro Ribeiro foi o único a crescer, subindo de 1% para 2%. Camila Valadão manteve a mesma média da última pesquisa, de 2%. Já o número dos eleitores que disseram não saber e ou que não responderam à pesquisa subiu para 5%, comparada a anterior, quando foram registrados 10%.

O Ibope ouviu 812 eleitores entre terça-feira (9) e quinta-feira (11). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE)sob o número BR-00620/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob registro ES-00020/2014.


Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que a relação dos candidatos não é apresentada ao entrevistado), o resultado foi o seguinte:

- Paulo Hartung: 32%
- Casagrande: 22%
- Roberto Carlos: 2%
- Camila Valadão: 1%
- Outros: 1%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 34%

Comparada à última pesquisa, realizada no mês de agosto, os dois principais candidatos apresentaram elevação nas intenções de voto. Nela, Paulo Hartung aparecia com 27%, 5% a menos do que a atual. Casagrande teve aumento de 4%, subindo de 18% para 22%. O número de pessoas que declararam votar branco, nulo ou em nenhuma das opções permaneceu a mesma, 9%. Aqueles que não sabem ou não responderam teve queda, e passou de 43% para 34%.

Rejeição
Entre os cinco candidatos a governador, Roberto Carlos e Mauro Ribeiro têm a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado pode indicar mais de um candidato. Veja os números:

- Camila Valadão: 16%
- Casagrande: 14%
- Roberto Carlos: 18%
- Mauro Ribeiro: 18%
- Paulo Hartung: 8%
- Poderia votar em todos: 20%
- Não sabe: 38%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração do governador Renato Casagrande tem a aprovação de 35% dos eleitores. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".

A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 23%. Consideram o governo "regular" 38%.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Casagrande foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 38%
- Ruim/péssimo: 23%
- Não sabe: 3%

Fonte: G1