SAÚDE

HEC realiza Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral

O Hospital Estadual Central Dr. Benício Tavares Pereira, vai promover ações sobre o AVC.

Em 27/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Internet/(Estado de Minas)

A ação será realizada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos em estágio no Hospital Estadual Central (HEC). Na ocasião, também serão passadas orientações de prevenção ao AVC.

Como forma de alerta a população, o dia 29 de outubro é dedicado mundialmente ao tema Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes no País. O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), referência para esse tipo de atendimento no Estado, vai promover uma programação sobre o AVC, que inclui palestra para o público interno e uma ação social aberta ao público no Parque Moscoso, no Centro de Vitória.

No dia 31 de outubro, no auditório do Hospital Estadual Central, o público interno terá oportunidade de se aprofundar no assunto, com uma palestra realizada pelo neurologista José Antônio Fiorot Júnior, que presta serviços para a INOVA Capixaba coordenando a Unidade de AVC e os Estudos Clínicos Multicêntricos. 

Já o público externo, contará pelo segundo ano consecutivo com aferição de pressão arterial e glicemia, durante evento aberto que vai acontecer no dia 1º de novembro, no parque Moscoso, das 8h às 13h. A ação será realizada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos em estágio na instituição. Na ocasião, também serão passadas orientações de prevenção ao AVC.

Referência em AVC

O Hospital Estadual Central conta com um avançado parque tecnológico para diagnóstico do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e também para o processo terapêutico. A unidade é referência no Estado e oferta tratamentos comprovadamente eficazes no mundo para AVC, inclusive, a trombectomia mecânica, que é realizada em apenas seis hospitais públicos do Brasil, tornando-se o único da rede pública do Espírito Santo a fazer o procedimento.

Recentemente, o HEC obteve o reconhecimento da WSO/SIECV – World Stroke Organization/Sociedade Ibero-Americana de Enfermidades Cerebrovasculares como o centro avançado para o atendimento ao paciente com AVC.

Simpósio Capixaba de AVC

A Fundação iNOVa Capixaba, que gerencia o Hospital Estadual Central, se prepara para realizar o 5º Simpósio Capixaba de AVC, no próximo mês de dezembro, um evento que tem grande relevância, principalmente na interação técnico-científica entre profissionais da saúde, além de promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de renome nacionais e internacionais. 

O objetivo é agregar informações relacionadas ao AVC e abordar temas das áreas de neurologia, neurocirurgia e cirurgia vascular. (As informações são da SESA)

Leia também:

Outubro Rosa: Paneleiras participam de uma ação pela vida
Serra abre hoje (27) novas vagas para vacina contra Covid-19 
Agentes de saúde é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Gripe se aproxima da Covid como principal causa de SRAG
Nutricionistas da Seme é destaque na Mostra de Experiências
Covid: Brasil registra 7,7 mil casos e 197 mortes em 24 horas
PMNV: Secretaria de Saúde alerta sobre Câncer de boca
Alunos de Viana recebem serviços odontológicos na escola
Vitória: Saúde apresenta pacote de melhorias Visa Vix 4.0
Vila Velha capacita profissionais de saúde no curso de vacinação
São Mateus é o 4º município que mais vacinou no Estado

TAGS:
SESA | AÇÕES | HOSPITAL | AVC | DIA MUNDIAL | SAÚDE