CIDADANIA

Himaba entrega kits maternidade para crianças internadas

O vestuário foi desenvolvido por alunos dos cursos técnicos do CEET Vasco Coutinho.

Em 29/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Sesa/Himaba/Secom/ES

Ainda é Natal para as crianças e mamães internadas no Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. Na última sexta-feira (27), todos receberam kits com roupinhas e itens de maternidade para dar um reforço no enxoval dos pequenos. O vestuário foi desenvolvido por alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda e Modelagem do Vestuário, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha.

Na última semana, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do projeto “Doar’Ação”, fez a doação de 660 kits de roupas para o Himaba. Foram doados três tipos diferentes de conjuntos: o “Kit Enfermaria”, que possui short e camiseta infantil (02 a 16 anos); o “Kit Canguru”, com faixa canguru, camisola, touca, dois pares de sapatos e dois pares de luvas, e o “Kit Maternidade”, com bolsa de maternidade, mantilha e dois conjuntos de pagão.

Os Kits

Os conjuntos foram distribuídos para todos os internados na pediatria, maternidade e pronto-socorro pela diretoria, junto com a equipe de Rouparia e Ação Social. Já os kits canguru serão entregues pelas enfermeiras na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). As peças restantes serão entregues ao longo do ano para os pacientes.

A mamãe Maria Paula dos Santos disse que adorou o presente.

“Gostei muito da surpresa. O Enzo nasceu essa semana e está recebendo alta hoje. Achei muito bom porque já ajuda no enxoval. As roupinhas e a bolsa são lindas”, afirmou.

Para a diretora técnica do Himaba, Cristina Abreu, a doação humaniza o atendimento.

“A maioria dos pacientes tem uma certa dificuldade de fazer o enxoval e a doação traz um benefício muito grande, até para a acolhida dessas mães. Às vezes, a mãe fica muito tempo no hospital acompanhando o recém-nascido e precisa de uma camisola para amamentação, roupas e são materiais que a família não possui”, explicou Cristina Abreu.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa). (Com informações das Assessorias de Comunicação da Sesa e do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba))