SAÚDE

Himaba reforça importância de amamentar e incentiva doação

O Hospital Infantil reforça sobre a importância da amamentação e incentiva doação de leite

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Sesa

Para doar, além da disponibilidade, a doadora deve ser saudável, não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação, e apresentar exames laboratoriais recentes, realizados no período de 6 meses.

Nesta sexta-feira, 19 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da doação e incentivar as mulheres em fase de aleitamento. A amamentação tem comprovadamente impacto na redução da mortalidade infantil. O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes necessários, fornecendo aos bebês prematuros o rápido ganho de peso e protegendo de infecções.

Um frasco de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, conta com Banco de Leite Humano (BLH) e incentiva doações. O estoque atual, com 4,8 ml de leite, é baixo para atender à demanda.

"Para atender à necessidade das crianças, são necessários, em média, 70 litros de leite por semana. Um simples gesto ajuda na recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)”, destacou Angélica Carvalho, coordenadora do BLH.

O Banco de Leite Humano da unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), recebe doações do alimento e realiza coleta externa na região de Vila Velha e também em Cariacica. Basta entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151 ou via e-mail: bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br, onde a doadora receberá todas as orientações da equipe sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A retirada dos frascos com leite coletado pela mãe pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Para doar, além da disponibilidade, a doadora deve ser saudável, não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação, e apresentar exames laboratoriais recentes, realizados no período de 6 meses. Todo leite doado é analisado, passando por testes de qualidade, processado, pasteurizado e só então é ofertado aos bebês prematuros.

Para Emilio Mameri, diretor-técnico da unidade, a conscientização das mães para este ato de amor é essencial.

"Nós queremos sensibilizar as mães quanto à importância da amamentação e da doação de leite humano, principalmente para os bebês que estão internados e impossibilitados de serem amamentados pela própria mãe. Se você está amamentando, seja doadora e ajude a quem precisa. Doar leite materno é um gesto que salva vidas”.

Orientações para doação:

- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica (do tipo café solúvel);
- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa;
- Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secagem de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa;
- Você poderá usar quando estiver seco.

Como doar no Himaba:

O Banco de Leite funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 16h. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, ou e-mail, bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br, onde a doadora receberá todas as orientações da equipe do Banco de Leite Humano sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta dos frascos pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Vacinação contra gripe e Covid-19 continua em Anchieta
Atenção domiciliar: uma realidade para pacientes do HEVV
Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid-19 e Gripe
PMV: Agentes de Saúde utilizam tablets em visitas domiciliares
Práticas simples que podem evitar um ataque cardíaco
OMS faz alerta contra o uso de adoçantes artificiais
População pode se vacinar sem agendamento em Cariacica
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (15)
Vacina contra a gripe liberada para maiores de 6 meses
3 erros comuns de corredores iniciantes e como não repeti-los
Pólio segue como única emergência global mantida pela OMS

TAGS:
HIMABA | AMAMENTAR | DOAÇÃO | LEITE MATERNO | IMPORTÂNCIA | MULHERES