POLICIA

Homem é preso após perseguição da Guarda de Vila Velha

Um homem de 37 anos foi preso, com várias chaves michas, usadas para furtar os veículos.

Em 29/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/PMVV

Com o indivíduo foram encontradas quatro chaves michas, que são chaves adulteradas, usadas para forçar trancas e sistema de ignição de veículos, para cometer crimes de furto e roubo.

Um homem de 37 anos foi preso, em flagrante, com várias chaves michas, usadas para furtar veículos, durante perseguição no bairro Vila Batista, em Vila Velha, na tarde desta terça-feira (29). A prisão foi efetuada por equipes de motopatrulha da Guarda Municipal. O indivíduo resistiu à prisão, tentou fugir mesmo algemado, mas foi contido. 

A abordagem aconteceu durante patrulhamento pelo bairro. Os guardas desconfiaram da moto que indivíduo pilotava e a placa do veículo. Na garupa uma caixa com dois capacetes além do usado pelo suspeito. Ao receber voz de parada o homem tentou fugir, em alta velocidade, por ruas e becos do bairro, colocando moradores em risco. 

Os guardas acompanharam a moto e, ao entrar em uma viela, o suspeito jogou a moto no chão e tentou correr por um terreno baldio, mas foi preso. O inspetor Neto, que integrou a equipe na ocorrência, disse que o homem resistiu e não colaborou com a identificação. 

“Fizemos todo o percurso com cautela e quando foi necessário fizemos rapidamente a abordagem. Ele resistiu à prisão, se jogou no chão, tentou correr mesmo algemado, mas não conseguiu. Durante nossos questionamentos usou outros nomes, na tentativa de não ser identificado”, comentou o inspetor Neto. 

Com o indivíduo foram encontradas quatro chaves michas, que são chaves adulteradas, usadas para forçar trancas e sistema de ignição de veículos, para cometer crimes de furto e roubo. Além disso, após consulta, os guardas constataram que a moto conduzida pelo elemento tinha restrição de furto e roubo. A Honda CG, 125cc, de cor prata, possuía emplacamento grosseiro, formato artesanal. 

85 veículos recuperados em Vila Velha

A moto recuperada após perseguição no bairro Vila Batista é o 85º veículo fruto de furto e roubo retirados das ruas pela Guarda de Vila Velha, em três meses. A maioria dos veículos eram usados para cometer crimes na cidade, como furtos, roubos, além de serem clonados para comercialização. 

Na última sexta-feira três veículos foram recuperados no mesmo dia, em um intervalo de poucas horas entre um e outro. O primeiro veículo recuperado foi um Toyota Corolla roubado durante a manhã, no bairro Novo México, por volta das 9h. O carro foi encontrado no Ibes, três horas depois por equipes da motopatrulha. À tarde outros dois veículos, um carro e uma moto, foram localizados, um deles após perseguição e acidente. 

O carro tomado em um assalto e apontado por testemunhas como sendo usado em outros crimes na cidade foi perseguido por equipes da motopatrulha, após acionamento da Muralha Eletrônica. Na fuga os criminosos perderam o controle do carro, já em Cariacica, na saída da Rodovia Leste-Oeste, e bateram contra o muro de uma casa. Os suspeitos conseguiram fugir. 

Poucos minutos depois outra equipe da Guarda localizou uma moto, sem placa, com restrição de furto e roubo, no bairro Boa Vista. Um dia antes o veículo havia sido furtado no bairro Santa Inês. 

Todos os carros e motos recuperados foram removidos, por guincho da Guarda, e encaminhados para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foram registradas as ocorrências e os ficaram apreendidos.

Muralha Eletrônica

A Muralha Eletrônica é um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, com identificação por placa, modelo e cor do veículo. O sistema vigia 24h as entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, flagrando veículos com restrição de furto ou aqueles com fundada suspeita de uso por criminosos, além de possíveis automóveis e motos clonados.

Ao todo, serão 19 pontos e 53 pistas monitoradas, num link direto com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal, que opera o sistema. O objetivo é reduzir furtos e roubos de veículos na cidade, mas também auxiliar no monitoramento de outros crimes. (Semcom/PMVV)

Leia também:

GCM detém suspeito de arrombar loja no centro de Linhares
PF prende grupo acusado de contrabando de urânio e ouro
PRF lança Sinal Desaparecidos para ajudar localizar pessoas
Polícia Federal combate acusados de tráfico de drogas no Rio
PF faz uma operação contra as fraudes na Caixa Econômica
> ​Guarda de Vila Velha recupera 12 veículos em uma semana
PF abre inquérito contra Bolsonaro por ligar vacina à aids
ES fecha 1º bimestre com queda no número de assassinatos
Acidentes em rodovias federais matam 55 pessoas no carnaval
Guarda Municipal de Vila Velha anuncia Operação Carnaval

TAGS: 
VILA VELHA | GUARDA MUNICIPAL | PERSEGUIÇÃO | CHAVES MICHAS | FURTO