SAÚDE

Hospital Evangélico de Vila Velha realiza 1º transplante de fígado  

O comerciante, que tem 57 anos, operou no dia 18 de abril e já comemora a sua nova vida.  

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/HEVV

O transplante realizado no comerciante, que tem 57 anos, pelo Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), envolveu uma grande equipe capacitada e comprometida para que todo o processo ocorresse na melhor sincronia.

Seu João Batista Ramos foi o primeiro paciente de transplante hepático realizado no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). O comerciante, que tem 57 anos, operou no dia 18 de abril e já comemora a nova vida.  

“Eu estou muito feliz e sinto os reflexos positivos da cirurgia, minhas mãos já não tremem mais. Isso é maravilhoso! Agradeço primeiro a Deus por me dar essa segunda chance de viver e depois a equipe do Hospital Evangélico pelo acolhimento durante o processo”, agradece o comerciante.  

A equipe de transplantes do HEVV fez todo o procedimento, desde a retirada do órgão no paciente doador, garantiram o acondicionamento e transporte seguro do órgão até o HEVV e implantaram no paciente que já estava aguardando, conforme cadastro na fila de espera e seleção pela Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo. 

O transplante envolveu uma grande equipe capacitada e comprometida para que todo o processo ocorra em uma sincronia.

"Nessa primeira cirurgia ratificamos o serviço de qualidade que o Hospital Evangélico oferece em tratamento de alta complexidade”, destacou o coordenador do programa Cirurgia Hepatobiliopancreática e Transplante Hepático do HEVV, Dr. Francisco Nolasco. 

Dr. Francisco reforça que o transplante de fígado é um procedimento capaz de salvar a vida do paciente.

“Desde o início do ano, acompanhamos o caso de seu João. Ele fazia tratamento no HEVV devido a uma cirrose, que se mantinha em caráter de progressão da doença e piorou após um episódio de infecção urinária. Se ele não fizesse o transplante poderia morrer, pois o seu fígado já não estava funcionando de maneira adequada”, completa o médico.  

O Hospital Evangélico já é referência em transplantes de rim, córnea e coração e em dezembro de 2022 foi habilitado para realizar transplante de fígado.

“Nosso trabalho é incansável e incessante. Sabemos como a doação de um órgão pode ser a única esperança de vida de um paciente que esteja na fila de espera”, ressalta o coordenador de transplantes do HEVV, Bruno Majevski. (Por Nádia Vaccaria/AsImp)

Leia também:

Atenção domiciliar: uma realidade para pacientes do HEVV
Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid-19 e Gripe
PMV: Agentes de Saúde utilizam tablets em visitas domiciliares
Práticas simples que podem evitar um ataque cardíaco
OMS faz alerta contra o uso de adoçantes artificiais
População pode se vacinar sem agendamento em Cariacica
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (15)
Vacina contra a gripe liberada para maiores de 6 meses
3 erros comuns de corredores iniciantes e como não repeti-los
Pólio segue como única emergência global mantida pela OMS

TAGS:
VILA VELHA | HOSPITAL | TRANSPLATE | PACIENTE | FÍGADO | MÉDICOS