SAÚDE

Hospital Materno Infantil será inaugurado neste sábado

O hospital vai atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês.

Em 25/09/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Correio Capixaba

O Hospital Materno Infantil, localizado em Colina de Laranjeiras, Serra, possui três pavimentos e vai atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês.

O Hospital Materno Infantil, localizado em Colina de Laranjeiras, Serra, com inauguração marcada para este sábado (26), será administrado pelo Governo do Espírito Santo, cujo custeio será de, aproximadamente, R$ 10 milhões/mês, porém, ainda não tem uma data definida para o início do atendimento à população.

Com uma estrutura grande e moderna, o hospital, recebeu o nome de Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso, escolhido por meio de enquete popular realizada via internet.

As instalações do Hospital Materno Infantil são modernas e voltadas para a sustentabilidade. Um cisterna vai captar água da chuva para ser usada na limpeza e nos jardins.

Instalações internas do Hospital Materno Infantil. Foto: Arquivo/Correio Capixaba

A unidade, que possui três pavimentos, vai atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. Mulheres e crianças de Serra, de outros municípios capixabas e até de estados vizinhos, como Bahia, vão ser atendidas no local, que conta com 176 leitos maternos, infantil e UTIN (recém-nascido).

Inicialmente, seriam 135 leitos, porém, em uma parceria entre a Prefeitura de Serra e o Governo do Estado do Espírito Santo, que vai transferir para o Materno Infantil os leitos da maternidade de alto risco do Hospital Jayme dos Santos Neves, o número de leitos passará para 176 no total.

“A conquista não é só para o município da Serra, mas sim para todo o Espírito Santo. O foco da nossa gestão é ampliar e qualificar os serviços públicos que melhoram a vida das pessoas. As mães e as crianças vão contar com um espaço adequado e moderno e com todos os serviços de saúde necessários para essa fase da vida”, disse o prefeito Audifax Barcelos, em entrevista coletiva realizada durante visitação, na manhã desta sexta-feira (25).

O investimento é de cerca de R$ 100 milhões, sendo metade do valor bancado com recursos do próprio município, e o restante do Governo Federal e convênios do Governo Estadual.

Funcionamento

A maternidade funcionará de porta aberta e vai realizar partos de baixa complexidade. As mamães serão acolhidas e classificadas conforme suas necessidades. 

“A Política do Parto Humanizado está garantida com a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante, ou seja, o acompanhante estará com a mãe e o bebê o tempo todo. Além disso, os leitos hospitalares serão do tipo PPP: Pré-parto, Parto e Pós-parto, isso significa que a gestante vai permanecer no mesmo local até receber alta”, explicou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Viana.

O hospital também ficará responsável por acompanhar o recém-nascido após o parto. Ultrassonografia, exames e testes que todo bebê recém-nascido deve fazer, como o teste do pezinho, tipagem sanguínea, teste do olhinho e da orelhinha, também serão oferecidos no local.

O nome

Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso, que dá nome ao Hospital Materno Infantil, foi a primeira médica pediatra formada no Espírito Santo. Ela marcou a história das mulheres capixabas que lutavam por espaço no mercado de trabalho. Maria da Glória se formou em 1961, na primeira turma de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na qual havia apenas quatro mulheres, incluindo ela.

Ao se especializar em pediatria, tornou-se a primeira mulher do Espírito Santo a atuar na área. Foram 40 anos como pediatra, dedicando a vida a cuidar de crianças e adolescentes do Estado.

Áreas do hospital

- Área do terreno: 25.711,85 (equivalente a dois campos e meio de futebol);

- Área construída: 15.945,00 m²;

- Área livre: 10.977,51 m² de área livre composta de estacionamento e paisagismo;

- Automação predial: monitoramento e controle da temperatura da água, do ar condicionado, elevadores, acessos e segurança.

- Utilização de água de chuva (reuso) para vasos sanitários, limpeza externa e para jardins;

- Uso de água aquecida por energia solar;

- Área de vivência com cantina e jardins.(Com informações da Secom/PMS)