SAÚDE

Hospital Roberto Silvares realiza 1ª captação de órgãos de 2023

Foram captados um fígado e dois rins, que foram doados a três receptores inscritos na fila.

Em 05/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA

O fígado foi doado para um receptor no Espírito Santo e os rins enviados para São Paulo, onde serão ofertados para receptores do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou, na manhã da última terça-feira (03), a primeira captação de órgãos de 2023 no Estado. Foram captados um fígado e dois rins, que foram doados a três receptores inscritos na fila de transplantes. O fígado foi doado para um receptor no Espírito Santo e os rins enviados para São Paulo, onde serão ofertados para receptores do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, ressaltou que a decisão de doar os órgãos de um ente querido é um momento difícil para toda a família e nem sempre é simples tomar a decisão. Por isso, a necessidade de conscientização e informação por parte da pessoa em relação à família desde o momento em que decide ser doadora de órgãos.

“É importante esclarecer e conscientizar os familiares para se seja realizado o desejo do seu ente em ser um doador de órgãos. A doação é um ato de amor que salva vidas. Um doador pode salvar até sete pessoas”, esclareceu Maria Machado.

Maria acrescentou que o processo para o diagnóstico de Morte Encefálica (ME) é extremamente seguro. Os procedimentos, assegurou a coordenadora, são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem qualquer despesa para os familiares.

Captações

Dados do Sistema Nacional de Transplantes mostram que, no período de 1º de janeiro de 2021 a 03 de janeiro de 2023, o Hospital Roberto Silvares realizou três captações de órgãos. O diretor-geral do hospital, Eduardo Ribeiro Morais, ressaltou a importância do fortalecimento da cultura sobre a doação de órgãos como forma de esperança de vida a quem necessita.

“É importante fortalecer a cultura da doação de órgãos e desconstruir a ideia sobre a morte, afinal, da vida nada levamos, exceto o que somos. Manifestar o desejo em ser doador de órgãos é uma atitude nobre, é ver a vida dando continuidade na existência do outro, é possibilitar a esperança de viver. Nossos sinceros agradecimentos à família que autorizou a doação de órgãos realizada, mesmo diante de tanta dor”, disse Eduardo Morais.

O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRAS, Fábio Furlin, falou sobre o processo da doação de órgãos.

“Trata-se de um protocolo bastante complexo e que demanda muita dedicação de toda a equipe multidisciplinar. O índice de rejeição à doação por parte dos familiares ainda é alto. Precisamos orientar e divulgar constantemente a importância desse trabalho para melhorarmos nossos índices”, disse.

Sobre transplantes

Em relação à espera para a doação de órgãos no Espírito Santo, até essa terça-feira (03), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo contabilizou 1.835 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.046 para rim, 773 para córneas, 17 para fígado e dois à espera de um coração. (As informações são da Sesa)

Leia também:

China pede à OMS posição imparcial sobre covid-19 no país
Anvisa aprova tratamento para obesidade com injeção semanal
Prefeitura de Cachoeiro investe e fortalece serviço de Saúde
Festa de Réveillon reuniu um milhão de pessoas em Vila Velha
Prefeitura de Aracruz vai ampliar a rede de iluminação pública
Show de luzes e muita música fizeram o Réveillon de Vitória
Serra inaugura um novo ecoponto em Jardim Carapina
Guarda-vidas vão reforçar a segurança nas praias de Linhares
Após chuvas, Cachoeiro intensifica serviço de tapa-buracos
Linhares avança em obras de canal para escoar água da chuva
Aracruz intensifica serviços de manutenção e reparos em vias 

TAGS:
SAÚDE | CAPTAÇÃO | ÓRGÃO | FÍGADO | HOSPITAL | TRANSPLANTE