SAÚDE

Idosos do Lar Avedalma começam a ser vacinados em Cariacica

O prefeito Euclério Sampaio também esteve no local para acompanhar todo o processo.

Em 20/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/PMC

Para a secretária municipal de Saúde, Roberta Goltara, este é um momento de muita felicidade para todos.

Desde que a informação de que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado no Brasil, a notícia mais aguardada por todos era a descoberta de uma vacina e a sua chegada ao Estado. Pois bem, a vacina chegou em Cariacica nesta terça-feira (19). E a primeira moradora da cidade a ser imunizada foi Joana Ornelas dos Santos, de 102 anos.

Dona Joana é moradora do Lar do Idoso Avedalma, localizado em Morrinhos, Cariacica Sede, desde 2014. Ela foi escolhida por, atualmente, ser a mais idosa a viver na instituição. A imunização respeitou a lista determinada pelos órgãos de saúde e causou muita emoção na idosa.

A assistente social do local, Mariana Vieira Lança, conta que dona Joana, assim como os outros idosos e funcionários, ficaram muito felizes com a novidade.

"Nos sentimos com o coração confortável e esperançoso porque os idosos serão imunizados e os funcionários também serão, pois somos vetores transmissores da doença e os idosos estão vulneráveis", comemorou ela.

Mariana lembra, ainda, que o momento é muito importante porque os idosos estão emocionalmente abalados, pois não recebem nenhuma visita desde o início da pandemia, em uma medida de prevenção. "A chegada da vacina é um sinal de grande esperança para todos nós", garante Mariana.

Esperança também que pôde ser comprovada quando a segunda idosa recebeu a dose da vacina. A escolhida foi Amara Saturnino da Conceição, de 100 anos. Ela mora no local desde 2003.

E as duas primeiras vacinas no município foram aplicadas nas idosas pela técnica em enfermagem da Rede de Frio de Cariacica, Danielle Charline de Oliveira. "Estou muito emocionada e me sentindo gratificada, pois esta vacina foi algo muito esperado".

Para a secretária municipal de Saúde, Roberta Goltara, este é um momento de muita felicidade para todos.

"Este dia significa esperança para o povo e para a nossa saúde", afirmou ela.

O prefeito Euclério Sampaio também esteve no local para acompanhar todo o processo. Para ele, o início da vacinação é uma grande vitória para toda a população.

Entre os voluntários que atuam no local, a comemoração também era grande. Carla Maria Lima de Almeida atua no setor se higiene e beleza do Avedalma e disse estar muito emocionada. "Deus e a ciência caminham juntos. Vamos vencer este vírus", destacou.

O Lar do Idoso Avedalma é um espaço filantrópico, onde habitam 47 moradores, que têm entre 60 e 102 anos. O local tem capacidade para 70 idosos, mas, desde março de 2020, devido à pandemia, não recebe novos residentes. (Com infomações de PMC)