EDUCAÇÃO

IFES abre processo seletivo em Viana(ES).

São 40 vagas para o curso superior de Tecnologia em Logística.

Em 08/07/2015 Referência JCC

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu processo seletivo para preencher 40 vagas no curso superior de Tecnologia em Logística do Campus Avançado Viana. O prazo de inscrição começou nesta terça-feira (07) e vai até o dia 15 de julho e os interessados devem acessar a página da instituição (www.ifes.edu.br) para se inscrever gratuitamente.

De acordo com o edital 34, o primeiro para seleção de alunos do Campus Viana, a prova será aplicada no dia 19 de julho, no campus Cariacica. A abertura dos portões será às 8h30 e a prova das 9h às 12 horas. A prova será uma Redação no valor de 100 pontos. Serão utilizados os seguintes critérios de pontuação: estruturação, argumentação e adequação vocabular (máximo 30 pontos); coesão e coerência (máximo 20 pontos); Progressão, informatividade e situacionalidade (máximo 20 pontos); clareza na articulação e expressão de ideias (máximo 20 pontos); correção gramatical (máximo 10 pontos).

Em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, ao Decreto nº 7.824 de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 de 11 de outubro de 2012, do total das vagas ofertadas, por curso e turno, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (inclusão social por sistema de cotas – vagas de Ação Afirmativa). As vagas reservadas à inclusão social por sistema de cotas serão subdivididas: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Os outros 50% das vagas ofertadas serão destinados ao preenchimento por ampla concorrência, ou seja, para candidatos que não optarem por concorrer às vagas da ação afirmativa (cotas).

Pré-requisito

Para ingresso no curso Superior de Tecnologia ofertado pelo Ifes é necessário que o candidato seja portador de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente ou aqueles que comprovarem conclusão do Ensino Médio no ato da Matrícula. O candidato aprovado no presente processo seletivo que não apresentar documentação comprobatória da conclusão do Ensino Médio e os demais documentos listados nos itens 12.2 e 12.3 (no caso de candidatos(as) que optarem pelas vagas de ações afirmativas) no ato da matrícula, perderá o direito à vaga, ficando automaticamente cancelada sua classificação.

Saiba mais sobre o curso

O curso Superior de Tecnologia em Logística do Ifes prepara o aluno para atuar na área logística de uma empresa ou organização, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Fonte: Secom/Viana