VIAGENS & TURISMO

Inaugurado, novo aeroporto de Vitória ampliará número de turistas

"Um equipamento que representa o tamanho e a importância do povo capixaba", diz Rezende.

Em 29/03/2018 Referência JCC, Danielly Campos -

O novo terminal de passageiros de Vitória, que continua a se chamar Eurico Salles, foi inaugurado nesta quinta-feira (29), pelo presidente da República, Michel Temer.

Com 29,5 mil m², o terminal, localizado na avenida Adalberto Simão Nader, tem capacidade para atender 8,4 milhões de passageiros por ano. Trata-se de um aumento expressivo, já que a edificação em uso, localizada na avenida Fernando Ferrari, movimenta 3,3 milhões de passageiros por ano. O novo terminal começa  a funcionar a partir de sexta-feira (30)..

O novo aeroporto tem seis pontos de embarque e capacidade para atender 11 aeronaves simultaneamente. Isso dá base para atendimento a voos internacionais. A nova pista, maior em 300 metros, atende a 100% dos voos de aeronaves de grande porte.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participou da solenidade de inauguração do aeroporto e destacou a importância do investimento para a cidade. “Essa entrega é extremamente significativa para o povo de Vitória e do Espírito Santo. É um dos equipamentos mais modernos do país, importante não apenas pelo conforto aos passageiros, mas também pelo aumento da movimento de pessoas na região, que vai passar de 3 milhões para 9 milhões de passageiros por ano", disse.

E conclui: "Estamos recebendo um equipamento que representa o tamanho e a importância do povo capixaba. Esse aeroporto será uma alavanca extraordinária para o desenvolvimento do nosso turismo e da logística de todo o Espírito Santo”.

Desenvolvimento

Para a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, os aeroportos funcionam como propulsores de desenvolvimento, de comunicação, de comércio e conectividade territorial local, nacional e internacional, no contexto de um mundo globalizado.

"Aeroportos do porte do de Vitória promovem desenvolvimento econômico, urbano e social. Além da base de logística dessa atividade, como o transporte de mercadorias e pessoas, esse empreendimento representa um grande fomentador do setor de serviços e de empregos", explicou a secretária.

Imagem: Secom/PMV

Porta de entrada

"O novo aeroporto de Vitória vem agregar muito porque é a principal porta de entrada para quem está fazendo turismo de lazer e também de negócios na capital e no Espírito Santo, por meio das companhias aéreas. Com o novo terminal, será perceptível para o turista que chega na cidade ter uma estrutura confortável e que passe aquela primeira impressão sobre a cidade", apontou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

Impacto

"Esse aumento da infraestrutura impacta no que as companhias aéreas vão preparar para Vitória, e isso gera uma melhoria nos preços e um aumento no número de possibilidades de voos, impactando diretamente no nosso fluxo turístico", completou o diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes.

Números do novo aeroporto

Capacidade de passageiros: passará de 3,3 milhões ao ano para 8,4 milhões
Empregos gerados: 1,5 mil
Área construída do novo terminal: 29,5 mil m²
Pista: 2.058m de comprimento (a atual tem 1.750m)
Pátio da aeronave terá 58,1 mil metros quadrados
1,2 mil assentos na área de embarque

71 lojas
Duas praças de alimentação
31 balcões de atendimento para as companhias aéreas
Cerca de 3,2 mil trabalhadores no novo aeroporto.

Imagem: Diego Alves /Secom-PMV