POLÍTICA CAPIXABA

Incaper faz entrega álcool 70º a feirantes da Grande Vitória

São mais de mil litros de álcool 70º entregues a cerca de 120 agricultores familiares.

Em 14/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Incaper

O Incaper e a Seag realizam o trabalho de organização das feiras municipais da agricultura familiar em todos os municípios do Estado do Espírito Santo. 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), junto à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está realizando a entrega de mais de mil litros de álcool 70º a feirantes da Grande Vitória. Serão contemplados cerca de 120 agricultores familiares assistidos pelas instituições que atuam em 28 feiras agroecológicas dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. 

A ação de entrega, realizada na feira agroecológica de Jardim da Penha, contou com a presença do diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado; da diretora técnica, Sheila Posse; do diretor administrativo, Cleber Guerra; e do coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Metropolitano do Incaper, Luiz Bricalli. 

“Esse é um ato de valorização da agricultura familiar e da produção orgânica de nosso Estado. O Incaper, junto com a Seag, tem o compromisso de fortalecer as feiras municipais que são tão importantes para o sustento de muitas famílias. O álcool é mais um artifício para que o trabalho seja desenvolvido com segurança, movimente a economia e promova a renda em meio à pandemia”, disse Antônio Machado. 

O coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica da Seag, Luciano Macal Fasolo, que também esteve presente na ação, afirmou que a garantia que o agricultor tenha acesso ao álcool para higienizar suas próprias mãos e as dos consumidores é fundamental para a sustentabilidade e retomada do trabalho.

“Estamos em um estágio da pandemia que é possível o retorno da normalidade das atividades, não a normalidade anterior à pandemia, mas uma normalidade nova, com cuidado, distanciamento, sem aglomeração e com a higienização. A distribuição do álcool vem para somar com essas ações de prevenção”, pontuou Luciano Macal Fasolo. 

Produtora de morango, brócolis, cenoura, hortaliças e outros produtos orgânicos em Pedra Azul, Marilza Modulo, ressaltou a entrega do álcool como um importante apoio para o desenvolvimento do seu trabalho na feira. “Usamos bastante álcool para nossa higiene e a de nossos clientes, certamente vai nos ajudar muito”, frisou. 

Responsável pela logística de distribuição do álcool 70º, o coordenador do CRDR Metropolitano do Incaper, lembrou que a ação é muito importante para a retomada da atividade com segurança, sobretudo, na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, na sexta-feira (16).

“É simbólico realizar essa ação perto de uma data tão importante, que promove a alimentação saudável, assim como essa ação do Incaper que fortalece a atividade nas feiras agroecológicas”, completou Luiz Bricalli.

O Incaper e a Seag realizam o trabalho de organização das feiras municipais da agricultura familiar em todos os municípios do Estado. A atuação das instituições visa, principalmente, à regulamentação e prestação de assistência técnica aos feirantes e produtores. “A distribuição de álcool é um grande apoio para a consolidação da retomada do trabalho dos feirantes com segurança em meio à pandemia”, informou a diretora técnica do Incaper, Sheila Posse. 

Parceria com a Ufes

A ação é resultado de uma parceria do Incaper com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que disponibilizou o álcool como medida de combate ao novo Coronavírus (Covid-19). A produção do álcool foi realizada por equipes multidisciplinares dos quatro campi da Ufes, formadas por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversos departamentos do projeto de extensão “Produção de antissépticos à base de álcool 70%”, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, Alexandre Santos, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O diretor administrativo do Incaper, Cleber Guerra, explicou que a Ufes tinha o entrave da distribuição do álcool e solicitou a realização da logística ao Incaper, que abrange todos os municípios do Estado.

“Firmamos uma parceria perfeita com a Ufes entrando com o produto e o Incaper com a distribuição para produtores da Grande Vitória e do interior que trabalham na feira e tem o apoio do Incaper.” (Com informações da Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper)