CIDADANIA

Incaper lança Concurso de Desenho infantil.

O Concurso de Desenho envolve escolas do ensino fundamental de diversos municípios capixabas.

Em 09/08/2016 Referência JCC

Um Concurso de Desenho envolvendo escolas do ensino fundamental de diversos municípios capixabas é mais uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para discutir com a sociedade sobre sustentabilidade. A temática desse concurso é a mesma do slogan alusivo às comemorações dos 60 anos do Instituto: “Incaper, cultivando atitudes sustentáveis” e os desenhos selecionados irão compor a publicação institucional “Balanço Social do Incaper”. As inscrições começam nesta segunda-feira (08).

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, o concurso visa articular e dialogar com os parceiros institucionais, como as escolas, numa ação que tem por objetivo, em última instância, pautar uma reflexão sobre práticas sustentáveis.

“O Incaper tem buscado, por meio de parcerias, ampliar sua atuação nos diversos municípios capixabas. Uma ação como a do concurso integra instituições e projetos e desperta a reflexão, com o público infantil, acerca da necessidade de promover ações sustentáveis no nosso dia a dia”, afirmou o diretor-presidente.

Público participante

O público envolvido nessa ação são os estudantes do ensino fundamental das escolas que fazem parte do Projeto desenvolvido pela Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, chamado “Sementes do Conhecimento”, que consiste na entrega de kits de publicações do Instituto para escolas do meio rural.

“Além da entrega dos livros, a coordenação da Biblioteca Rui Tendinha pretende fazer algumas ações culturais com o público-alvo desse concurso. Nesse sentido, um concurso de desenhos vem ao encontro dessa proposta”, relatou a bibliotecária do Incaper, Merielem Frasson.

Desde o início do projeto, em 2013, foram beneficiadas 67 instituições, de 37 municípios capixabas. Foram distribuídas 6.716 publicações e mais de 10 mil pessoas beneficiadas.

As escolas aptas a participar do concurso estão listadas no Regulamento do Concurso: http://incaper.es.gov.br/Media/incaper/PDF/Regulamento_final.pdf

Premiação

Serão premiados os três melhores desenhos conforme julgamento da Comissão Avaliadora do Concurso de Desenho, formada por profissionais do Instituto e convidados externos da área de educação e artes. Os critérios de julgamento do concurso serão originalidade, atendimento aos requisitos do regulamento e estética.

Os estudantes vencedores terão como prêmio principal a utilização de seu desenho na composição do Balanço Social do Incaper, publicação que apresenta os resultados da Instituição, permitindo à sociedade o diálogo, a transparência e o reconhecimento das ações institucionais. Por meio desse instrumento, é possível tornar públicos os compromissos e as intenções do Incaper, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa, com informações qualitativas e quantitativas. 

“Como o Balanço Social avalia o impacto da atuação do Incaper na sociedade, entendemos que o concurso de desenho poderia nos trazer um outro olhar, o do público infantil, acerca de nosso trabalho, no que tange à temática da sustentabilidade. Por isso, decidimos inserir os desenhos selecionados nessa publicação especificamente”, falou a socióloga do Incaper e coordenadora do Balanço Social, Vanessa Justino Borges.

Inscrições

O período de inscrição dos trabalhos é de 8 de agosto a 16 de setembro. Os desenhos podem ser entregues nas unidades do Incaper mais próximas das escolas.

Para mais informações, acesse a página do Concurso: http://incaper.es.gov.br/concurso-desenho-incaper-balanco-social

Fonte: INCAPER