ECONOMIA NACIONAL

Incerteza da Economia cai 4,9 pontos em setembro, diz FGV

Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) caiu 4,9 pontos em setembro, para 111,7 pontos

Em 30/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A economista do Ibre/FGV Anna Carolina Gouveia disse que o IIE-Br está agora apenas um pouco acima do que pode ser considerado um nível confortável de incerteza (abaixo dos 110 pontos) pela primeira vez desde o início da pandemia da covid-19.

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) caiu 4,9 pontos em setembro, para 111,7 pontos, menor nível desde novembro de 2019, de 105,1 pontos. Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

A economista do Ibre/FGV Anna Carolina Gouveia disse que o IIE-Br está agora apenas um pouco acima do que pode ser considerado um nível confortável de incerteza (abaixo dos 110 pontos) pela primeira vez desde o início da pandemia da covid-19. Segundo ela, o resultado é motivado pela melhora do cenário para a atividade econômica e para o mercado de trabalho, além da redução da pressão inflacionária nos últimos meses.

“O quadro eleitoral parece exercer pouca influência no indicador até o momento e a convergência do IIE-Br para níveis inferiores a 110 pontos dependerá das perspectivas para a continuidade da atual fase de crescimento e para o cenário político pós-eleição”, explica, em nota, a economista.

“Em setembro, o componente de Mídia caiu 4,5 pontos, para 110,6 pontos, menor nível desde novembro de 2019, contribuindo de forma negativa com 3,9 pontos para o índice agregado. O componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, recuou 3,8 pontos, para 111,6 pontos, menor nível desde março deste ano, com contribuição negativa de 1 ponto para a evolução na margem do IIE-Br”, diz a FGV. (Por Ana Cristina Campos/Agência Brasil)

Leia também:

Desemprego cai para 8,9% em tri encerrado em agosto
Crédito deve crescer 14,2% neste ano, prevê Banco Central
BC eleva projeção de crescimento da economia para 2,7%
Confiança do comércio sobe pelo segundo mês consecutivo
Petrobras: preço do querosene de aviação terá redução de 0,84%
Índice de Preços ao Produtor cai 3,11% no mês de agosto
Índice de Confiança da Indústria recua 0,8 ponto em setembro
Arrecadação federal chega a R$ 172,31 bilhões em agosto
Prévia do IBGE registra deflação de 0,37% em setembro
Custo da construção sobe 0,10% no mês setembro, diz FGV

TAGS:
INCERTEZA | ECONOMIA | PONTOS | FGV | SETEMBRO