ECONOMIA NACIONAL

Indicador Ipea registra recuo nos investimentos em novembro

FBCF, que são investimentos, apontou recuo de 1,6% em novembro frente a outubro de 2021

Em 31/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © José Paulo Lacerda/CNI/Direitos reservados

A evolução do indicador representa o aumento da capacidade produtiva da economia e a reposição da depreciação do estoque de capital fixo.

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que são os investimentos, apontou recuo de 1,6% em novembro frente a outubro de 2021, na série com ajuste sazonal. Com esse resultado, o trimestre móvel terminado em novembro apresentou recuo de 2,1%. Em relação aos mesmos períodos de 2020, em novembro verificou-se expansão de 5,8% e, no trimestre móvel, houve crescimento de 9,9%.

O indicador foi divulgado hoje (31) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No resultado acumulado em 12 meses encerrados em novembro, os investimentos tiveram expansão de 21,1%. No ano, a alta acumulada é de 19,7%.

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. A evolução do indicador representa o aumento da capacidade produtiva da economia e a reposição da depreciação do estoque de capital fixo.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou recuo de 3,8% em novembro e encerrou o trimestre móvel com queda de 4,5%. A produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno caiu 1,9% em novembro e a importação diminuiu 5,6% no mesmo período.

Segundo o Ipea, as importações também tiveram redução de 1% no trimestre móvel, enquanto a produção nacional encerrou o mesmo período com queda de 2,5%. No acumulado em 12 meses, o investimento em máquinas e equipamentos registrou um aumento 27,9%.

Os investimentos em construção civil, por sua vez, recuaram 0,3% em novembro na série dessazonalizada. Ainda assim,  o setor fechou o trimestre móvel com expansão de 2,4%.

“Em comparação com o ano de 2020, verificou-se desempenho positivo de forma generalizada. O destaque ficou por conta do componente de máquinas e equipamentos, que avançou para patamar 11,2% superior ao de novembro de 2020. Enquanto o componente de outros ativos fixos aumentou 6,1%, a construção civil teve crescimento de 5,1%. Na comparação trimestral, os resultados também foram positivos”, diz o Ipea. (Por Ana Cristina Campos/Agência Brasil)

Leia também:

Mercado financeiro eleva projeção de inflação para 5,38%
> Aneel mantém bandeira verde para Tarifa Social em fevereiro
Queda do déficit primário deve-se a controle dos gastos
Governo Central tem o menor déficit primário desde 2014
Taxa média de juros em dezembro registrou 24,4% ao ano
Governo vai priorizar criação de empregos, diz presidente
IGP-M: inflação do aluguel sobe 1,82% em janeiro
Desemprego no Brasil tem menor nível desde início de 2020
Confiança da indústria registra 6ª queda consecutiva, diz FGV
Dívida pública pode alcançar até R$ 6,4 trilhões em 2022
Índice de Confiança da Construção recua 3,9 pontos em janeiro

TAGS:
IPEA | INDÚSTRIA | INVESTIMENTOS | FBCF | CONSTRUÇÃO CIVIL