ECONOMIA NACIONAL

Índice de confiança do empresário segue no menor patamar da história

O ICEI tem por base pesquisa feita entre 1º e 10 de setembro com 2.844 empresas.

Em 16/09/2014 Referência JCC

O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 46,5 pontos em setembro, mesmo nível de agosto, informou nesta terça-feira (16) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se do menor patamar da série histórica do indicador, iniciada em 1999, acrescentou a entidade.

O ICEI tem por base pesquisa feita entre 1º e 10 de setembro com 2.844 empresas de todo o país, das quais 1.059 são de pequeno porte, 1.074 são médias e 711 são de grande porte, de acordo com a confederação.

Na comparação com setembro do ano passado, o indicador registrou queda de 7,7 pontos neste mês. Também foi o sexto mês consecutivo em que o indicador ficou abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 pontos indicam "falta de confiança".

O levantamento da CNI mostrou também que a falta confiança é generalizada em todos os portes de empresas. Nas pequenas, o ICEI foi de 46,7 pontos, nas médias ficou em 45,4 pontos e, nas grandes, em 47 pontos. Na avaliação por segmento industrial, o índice só ficou acima dos 50 pontos na indústria extrativa, informou a entidade.

Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, a queda na confiança é resultado da percepção de piora nas condições da economia e das empresas.  Ele avaliou que a falta de confiança compromete a atividade industrial e prejudica os investimentos. "Sem confiança, não há investimentos e sem investimentos não há crescimento da economia", declarou.

 

Fonte:G1.com