ECONOMIA INTERNACIONAL

Indústrias da China aceleram recuperação econômica em junho

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, oficial de indústria subiu a 51,1 em julho.

Em 31/07/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: China Daily via REUTERS

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria divulgado nesta sexta-feira (31) subiu inesperadamente a 51,1 em julho de 50,9 em junho.

As fábricas da China aceleraram a atividade em julho pelo quinto mês seguido uma vez que a melhora das perspectivas para produtos elétricos e farmacêuticos ajudou a manter a recuperação depois das paralisações devido ao coronavírus.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria divulgado nesta sexta-feira (31) subiu inesperadamente a 51,1 em julho de 50,9 em junho. Essa foi a leitura mais alta desde março e ficou acima da expectativa de 50,7. A marca de 50 separa crescimento de contração.

Entretanto, analistas alertam que a recuperação pode estagnar em meio ao ressurgimento das infecções em todo o mundo e conforme as fábricas da China lidam com problemas causados por enchentes.

“O ritmo rápido de recuperação atual deve desacelerar nos próximos meses conforme o impulso inicial da reabertura de empresas diminuir”, disse Julian Evans-Pritchard, da Capital Economics.

O PMI mostrou que as novas encomendas de exportação caíram, indicando pressão contínua da demanda externa, enquanto as empresas continuaram a cortar mais vagas de trabalho do que criaram.

Entretanto o ritmo dos declínio diminuiu em relação ao mês anterior sugerindo que o pior já passou enquanto a produção e as novas encomendas totais atingiram máximas de quatro meses.

No setor de serviços, a atividade também expandiu pelo quinto mês seguido impulsionado pela área de construção, no momento em que a China acelera projetos de infraestrutura. O PMI oficial de serviços caiu a 54,2 de 54,4 em junho. (Reuters)