ECONOMIA NACIONAL

Indústria tem queda na produção e no emprego em abril

De acordo com o estudo, além da produção, o emprego industrial também registrou queda.

Em 17/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pesquisa mostra ainda que, em maio, a intenção de investimento apresentou queda de 0,7 ponto, alcançando 52,9 pontos.

A produção industrial caiu na passagem de março para abril deste ano – o índice de evolução da produção ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos que separa a queda do crescimento da produção. O índice é 2,2 pontos inferior à média para meses de abril, conforme a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

De acordo com o estudo, além da produção, o emprego industrial também registrou queda no mês passado. O índice de evolução do número de empregados foi de 48 pontos – 1,5 ponto menor em relação a março. O indicador, de acordo com a CNI, se mantém abaixo da linha de corte desde outubro de 2022, “o que mostra que há seis meses o emprego não cresce de forma disseminada na indústria”. 

Intenção de investimento 

A pesquisa mostra ainda que, em maio, a intenção de investimento apresentou queda de 0,7 ponto, alcançando 52,9 pontos. Em 2023, o índice, segundo a CNI, apresenta registros alternados de alta e baixa moderados. “No entanto, a queda de maio, 0,7 ponto, foi um pouco mais intensa, e coloca o indicador no menor patamar desde agosto de 2020”.  

Otimismo dos empresários 

“Todos os índices de expectativas recuaram em maio de 2023. O índice de expectativa de número de empregados recuou 0,6 ponto frente a abril, registrando 49,9 pontos. Esse resultado sinaliza para os próximos meses a estabilidade do número de contratações”, destacou a CNI.  

O índice de expectativa de quantidade exportada apresentou a maior queda mensal: recuo de 2,2 pontos, alcançando 50,2 pontos, praticamente sobre a linha divisória.  

O índice de expectativa de demanda registrou 53,6 pontos, o que representa queda de 1,5 ponto frente ao mês anterior. Além disso, o índice de expectativa de compras de matérias-primas foi 51,7 pontos, resultado 1,4 ponto menor que em abril. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)

Leia também:

Governo estuda cashback de imposto sobre alimentos
Banco do Brasil tem lucro de R$ 8,5 bilhões no 1º trimestre
Petrobras anuncia redução do valor do diesel e da gasolina
Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela IBGE
Previsão da inflação subiu para 6,03% este ano, diz Boletim Focus
Levantamento da Conab estima recorde na produção de grãos
Indústria brasileira cresce em março após duas quedas seguidas
Bolsas da Ásia oscilam, após dados da balança comercial chinesa
Presidente Lula tentará ajuda financeira dos Brics à Argentina
Bolsas da Ásia fecham em alta: Sydney cai após novos juros

TAGS:
INDÚSTRIA | EMPREGO | PRODUÇÃO | QUEDA | ABRIL