ECONOMIA NACIONAL

Inflação sobe e pressiona BC antes de Reunião para definir juro

reajustes de mensalidades escolares no início do ano letivo pressionaram a inflação no País.

Em 11/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Internet/(Reprodução/helenacastellobranco)

A taxa do IPCA do mês passado reflete o que deve ser o comportamento da inflação ao longo do ano, com alguns repiques por fatores sazonais e uma desaceleração “muito lenta”.

Os reajustes de mensalidades escolares no início do ano letivo pressionaram a inflação no País em fevereiro, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou de 0,53% em janeiro para 0,84% no último mês, informou nesta sexta-feira, 10, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado não deve abrir espaço para o corte de juros pelo Banco Central (BC), cujo Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nos dias 21 e 22 para definir como ficará a Selic, hoje em 13,75% ao ano.

O resultado superou a estimativa de alta mediana de 0,78% de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast do Estadão (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado). A taxa do IPCA do mês passado reflete o que deve ser o comportamento da inflação ao longo do ano, com alguns repiques por fatores sazonais e uma desaceleração “muito lenta”.

“Ainda devemos ver os principais itens rodando ao redor de 6% (no IPCA de 2023)”, disse a economista para o Brasil do banco BNP Paribas, Laiz Carvalho.

Com o resultado do mês passado, o IPCA em 12 meses arrefeceu de 5,77% em janeiro para 5,60% em fevereiro, mas a abertura dos dados do último mês não animou economistas. O índice de difusão, que mostra a proporção de itens com aumentos de preços, aumentou de 63% em janeiro para 65% em fevereiro.

Análise

“Na nossa avaliação, as condições correntes desafiadoras recomendam uma calibragem conservadora da política monetária”, disse o diretor de Pesquisa Macroeconômica do banco Goldman Sachs para América Latina, Alberto Ramos, em relatório.

A meta de inflação perseguida pelo BC é de 3,25% neste ano, com um teto de tolerância de 4,75%.

Em fevereiro, os cursos regulares subiram 7,58%, puxados por aumentos que superaram os 10% no ensino médio e no ensino fundamental, além de altas relevantes também na pré-escola, creche, ensino superior, cursos técnicos e pós-graduação.

“O qualitativo da inflação parece ter atingido um ponto de inflexão e deve ficar bem acima do teto da meta nos próximos meses”, afirmou o economista João Rabe, da gestora de recursos EQI Asset.

Serviços

A inflação de serviços – usada como termômetro de pressões de demanda sobre os preços – passou de uma elevação de 0,60% em janeiro para uma alta de 1,41% em fevereiro, maior resultado da série histórica iniciada em 2012 pelo IBGE.

Segundo Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE, a alta recorde nos serviços “está fortemente relacionada aos cursos regulares”, mas também é resultado de pressão dos avanços em aluguel residencial e transporte por aplicativo. “A gente tem observado uma queda na taxa de desocupação, que continua, aumento de rendimento real, e isso pode significar uma maior demanda pelo setor de serviços”, disse Kislanov.

Segundo ele, a inflação de serviços acumulada em 12 meses teve um pico recente em julho de 2022, quando alcançou 8,87%, engatando então uma trajetória de arrefecimento, passando de 7,80% em janeiro para 7,84% em fevereiro. No mês de fevereiro de 2022, a inflação de serviços foi de 1,36%.

Alimentos

Após período de forte pressão, fevereiro registrou uma trégua na despesa com alimentação e bebidas. Os produtos alimentícios para consumo no domicílio tiveram ligeira alta de 0,04% em fevereiro. Houve quedas nos preços das carnes (-1,22%), batata-inglesa (-11,57%) e tomate (-9,81%).

Segundo Kislanov, a redução no custo das carnes já pode ser efeito da suspensão de exportações do Brasil para a China, por conta de registro de um caso de mal da “vaca louca” em um bovino no Pará. “Pode ser o efeito da suspensão de exportações de carnes do Brasil para a China por conta do mal da vaca louca”, disse. “Tem maior oferta de carnes no mês, não só de carne bovina, mas também frango.”

A picanha, que virou tema da disputa eleitoral do ano passado, foi o corte com maior redução, com queda de 2,63%. Na sequência, vieram fígado (-2,50%), alcatra (-2,50%), capa de filé (-2,37%) e costela (-2,28%).

Quanto aos alimentos in natura, o pesquisador do IBGE cita aumento de oferta em decorrência de clima favorável na colheita, como o caso do tomate. No entanto, o leite longa vida subiu 4,62%, após seis meses consecutivos de quedas. “Não entramos ainda no período de entressafra do leite. A alta do leite foi um pouco atípica nesse mês de fevereiro”, comentou Kislanov. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo - Estadão Conteúdo -https://istoe.com.br/autor/estadao-conteudo/)

 

Leia também:

Inflação medida pelo INPC avança para 0,77% em fevereiro
IPCA sobe 0,84% no mês de fevereiro, informa o IBGE
Cesta básica cai em 13 capitais pesquisadas em fevereiro
Confiança dos pequenos negócios volta a crescer em fevereiro
Brasil abriu 83,3 mil vagas com carteira assinada em janeiro
Receita libera nesta quinta (09) programa gerador do IR 2023
CNC revela que 30% das mulheres estão inadimplentes
Americanas propõe acordo de aporte de R$ 10 bilhões a credores
IGP-DI teve alta de 0,04% no mês de fevereiro, diz Ibre/FGV
> Petrobras avalia projetos de energia eólica na costa brasileira
Banco Central inicia testes com plataforma do real digital
Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita este ano
Mercado espera que a economia cresça 0,85% este ano

TAGS:
INPC | INFLAÇÃO | BANCO CENTRAL | REUNIÃO | INDICADOR | JUROS