SAÚDE

Influenza: Sesa inclui morador de rua no grupo prioritário

A medida visa à proteção dessa população em virtude da vulnerabilidade que apresentam

Em 20/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Sesa

De acordo com a coordenadora, as doses destinadas à campanha também serão utilizadas nesta população, uma vez que se trata de um grupo populacional pequeno e que não impactaria no total de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou, nessa quarta-feira (18), a Nota Técnica Nº 14/2022, que inclui mais um grupo prioritário na 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza: as pessoas em situação de rua. Com isso, os municípios capixabas estão autorizados a iniciar a vacinação deste grupo. A medida visa à proteção dessa população em virtude da vulnerabilidade que apresenta e a estimativa é poder imunizar pouco mais de 2.400 pessoas em situação de rua em todo Espírito Santo, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Orientamos e recomendamos que os municípios capixabas realizem ações extramuros, em busca dessa população, para a vacinação. É um grupo de alta vulnerabilidade, ainda mais no período que estamos com a diminuição das temperaturas, além da sazonalidade das doenças respiratórias”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

De acordo com a coordenadora, as doses destinadas à campanha também serão utilizadas nesta população, uma vez que se trata de um grupo populacional pequeno e que não impactaria no total de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Danielle Grillo ressaltou, entretanto, que as doses destinadas aos grupos que têm meta vacinal estão garantidas e que eles devem procurar o serviço de saúde para se vacinar até o dia 03 de junho, data de finalização da campanha.

“Crianças, idosos, gestantes e puérperas são os grupos mais vulneráveis a evoluir para um quadro mais grave de Influenza, além da susceptibilidade dos trabalhadores da saúde, indígenas e professores. Por isso, são os grupos que o Ministério da Saúde definiu meta vacinal de 90%. Entretanto, temos observado uma baixa adesão. Nosso pedido é que se a pessoa faz parte de algum desses grupos, ela deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para ser vacinada”, acrescentou Danielle Grillo.

Grupos prioritários para Influenza

Além das crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas e professores, os grupos que têm meta vacinal, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também engloba demais grupos prioritários, e sem meta, cujas doses estão disponíveis nas unidades de saúde em todo o Estado.

São eles: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. E, agora, a inclusão de pessoas em situação de rua.

Cobertura vacinal Influenza 

Até essa quinta-feira (19), a cobertura vacinal dos grupos com meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 50,26% para idosos; 42,39% para trabalhadores da saúde; 26,19% para crianças; 18,17% para população indígena; 15,63% para gestantes; 9,46% para puérperas; e 4,94% para professores. (As informações são da Sesa)

Leia também:

Sábado terá mais uma edição do mutirão de saúde na Serra
Guarapari realiza mutirão de vacinação nesta sexta-feira (20)
Prefeitura da Serra abre o agendamento on-line de vacina
Nova Venécia disponibiliza pediatra na unidade de Saúde
Covid: Brasil registra 13,5 mil casos e 103 mortes em 24 horas
Vacinação: Vitória abre agendamento com horário estendido
Dia Mundial da Doação de Leite realça o valor do aleitamento
Covid-19 e Influenza: Vacinação no aniversário de Vila Velha
São Mateus reforça ações de prevenção ao Aedes Aegypti
Doação de leite só atende a metade da demanda no Brasil

TAGS:
SESA | INFLUENZA | MORADORES DE RUA | GRUPO PRIORITÁRIO | VACINA