CIDADE

Iniciadas obras da construção do Mirante da Ciclovia da Vida

Obras de ampliação da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida alcançaram um marco importante

Em 15/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

O mirante no vão central da ponte terá a largura de seis metros, ou seja, o dobro da largura da ciclovia, nos dois sentidos, funcionando como atrativo turístico para quem fizer a travessia da Ciclovia da Vida. 

Com seis frentes de trabalho simultâneas, as obras de ampliação da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida alcançaram mais um marco importante nesta semana. As vigas que fazem parte do mirante começaram a ser fixadas ao vão Central da Ponte. A maior delas, com 11 metros foi fixada na noite dessa terça-feira (14). 

O mirante no vão central da ponte terá a largura de seis metros, ou seja, o dobro da largura da ciclovia, nos dois sentidos, funcionando como atrativo turístico para quem fizer a travessia da Ciclovia da Vida. 

O projeto da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. Essa é uma das obras prioritárias do Governo na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia unidirecional, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Números da obra
Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros
Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6
Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240
Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas
Valor do investimento: R$ 127 milhões
Prazo de execução: maio de 2023. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Linhares realiza manutenção em parques infantis das praças
Minha Rua Melhor: bairro de Viana recebe iluminação de LED
Tapetes de Corpus Christi na Serra nesta quinta-feira (16)
Prefeitura de Vitória faz entrega de tablets para os alunos
Mais de 50% dos serviços da Prefeitura da Serra são digitais
Prefeitura de Vitória nomeia mais 104 profissionais da Saúde
Prefeitura da Serra economiza com programa Serra Mais Luz
Tapetes de Corpus Christi colorem as ruas de Vila Velha
Quarto ecoponto de Aracruz foi entregue em Santa Cruz
Prefeitura de Linhares inicia implantação de sinalização viária
Bairro Eldorado recebe ginásio revitalizado e nova iluminação

TAGS:
TERCEIRA PONTE | AMPLIAÇÃO | CICLOVIA | OBRAS | MIRANTE