SAÚDE

Inscrições abertas para Grupo de tratamento do Tabagismo

Domingos Martins abre inscrições para participação no Grupo de tratamento do Tabagismo

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secom/PMDM

O grupo de tratamento é realizado em sessões estruturadas por período de quatro semanas, quando são trabalhados os elementos que são significativos para ajudar os fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros.

A Unidade de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Domingos Martins está com inscrições abertas para participação no Grupo de tratamento do Tabagismo em Campinho. Os interessados podem efetuar a inscrição até o dia 16 deste mês.

“O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco com ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde e adoção de medidas que potencializam a prevenção à iniciação do tabagismo”, explica a assistente social Elizeth Vasconcelos.

O grupo de tratamento é realizado em sessões estruturadas por período de quatro semanas, quando são trabalhados os elementos que são significativos para ajudar os fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros. Também são abordados os aspectos do tabagismo, comportamentos, sentimentos e pensamentos dos fumantes. Os participantes recebem ainda orientações de saúde, apoio psicossocial, avaliação médica e odontológica e medicamentos.

Os interessados devem procurar o serviço social da Saúde Mental até o próximo dia 16, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h, com documentos pessoais e Cartão Nacional do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças a partir da década de 1950. No Brasil, na década de 1970, começaram a surgir movimentos de controle do tabagismo liderados por profissionais de saúde e sociedades médicas.

O Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), realiza um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Interior do município

Os grupos de tratamento do Tabagismo também são desenvolvidos nas unidades de Saúde de Pedra Azul e de Paraju. Nessas e nas demais regiões do interior de Domingos Martins, os interessados devem procurar diretamente as unidades para informações e orientações.

Grupo de tratamento do Tabagismo na Sede (Campinho)
Inscrições até o dia 16 de fevereiro, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h
Local: Serviço Social da Saúde Mental - Rua Pedro Gerhardt 48, centro
Telefones: (27) 3268-2305 e (27) 99903-1422
Apresentar documentos pessoais e Cartão Nacional do SUS. (Secom/PMDM)

Leia também:

> ​Dose de reforço da Covid é liberada para crianças de 3 anos
Linhares inicia aplicação de medicamento Palivizumabe
Prefeitura de Aracruz otimiza aplicação da vacina de BCG
Setor de diagnóstico por imagem do HEVV com recepção digital
"Vacina é direito da criança", diz Nísia sobre o Bolsa Família
Filas de cirurgias precisam ser monitoradas pelo SUS
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (06)
Brasil alcança 546 mil médicos mas sofre com desigualdade
7 dicas para proteger os joelhos durante as corridas de rua
Linhares orienta sobre vacinação contra a catapora
Governo lança programa para diminuir as filas no SUS

TAGS:
DOMINGOS MARTINS | GRUPO DE TRATAMENTO | TABAGISMO | INSCRIÇÕES | CAMPINHO