EDUCAÇÃO

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2023 estão abertas

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Os exames são preparados de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º ano), Nível 2 (8º e 9º ano) e Nível 3 (Ensino Médio).

Quem é fera na Matemática pode aproveitar a chance de participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 17 de março, pelo site www.obmep.org.br, devendo ser feitas pelo diretor ou professor responsável pela competição nas unidades de ensino.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada é destinada aos estudantes do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas.

Os exames são preparados de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º ano), Nível 2 (8º e 9º ano) e Nível 3 (Ensino Médio).

Fases

A 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões e, a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada no dia 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova no dia 07 de outubro.

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será realizada no dia 02 de agosto e a divulgação dos premiados no dia 20 de dezembro.

Em 2022, na 17ª edição, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da OBMEP. O Espírito Santo conquistou 180 medalhas (ouro, prata e bronze) e 1.205 menções honrosas.

Novidade

A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de mais de 8 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o País, serão distribuídas pelo menos outras 20 mil medalhas em nível regional. O número de medalhas a ser distribuída no Espírito Santo será calculado de acordo com o desempenho dos estudantes capixabas na 2ª fase desta edição.

Estímulo ao estudo da Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. (As informações são da Sedu)

Leia também:

Reta final das inscrições no Qualificar ES terá mutirão
Vitória nomeia professores para atuar na Educação Especial
Sedu e Instituto Unibanco realizam Seminário Gestão Escolar
Escola de Nova Venécia aplica avaliação diagnóstica inicial
Prefeitura de Anchieta abre vagas para oficinas de artesanato
Sedu abre inscrições para cursos de Língua Estrangeira
Vitória: Inscrições abertas para cursos de Pintor e Eletricista
Inep altera cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2023
Retorno às aulas é momento de colocar as vacinas em dia
Lula entregará a cientistas medalha retirada por Bolsonaro

TAGS:
INSCRIÇÕES | OBMEP | EXAMES | FASES | MATEMÁTICA