EDUCAÇÃO

Inscrições para edital do PIPOU seguem até o próximo dia 04

Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade, promovido pela Vale.

Em 03/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Mário Vilela/Funai

Edital realizado pela Vale e ISPN prevê 55 bolsas no valor de R$1 mil/mês, além da doação de um computador portátil para cada estudante.

Vão até 4 de janeiro as inscrições para o edital do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (PIPOU), promovido pela Vale e o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN).

O PIPOU apoia a permanência de estudantes indígenas em universidades, tanto públicas quanto privadas. Serão disponibilizadas 55 bolsas no valor de R$1 mil/ mês, além da doação de um computador portátil para cada estudante. Além do auxílio financeiro, o programa oferece acompanhamento pedagógico e atividades extracurriculares, como a promoção de debates e reflexões que contribuam para o acesso a direitos. Outro objetivo do programa é fortalecer as iniciativas de ações afirmativas para indígenas nas Instituições de Ensino Superior do país.

Etapas

A seleção será composta por duas etapas: na primeira, o candidato deverá preencher um formulário e enviar uma redação sobre a sua trajetória de vida, incluindo o ingresso na universidade. Na segunda, os selecionados a partir da primeira fase, serão convocados para uma entrevista, em que será avaliado o compromisso com o curso de graduação e com seu povo e território. Os critérios para inscrição no processo seletivo estão listados no edital que poderá ser acessado no site do ISPN (https://ispn.org.br). Dentre eles, o/a estudante indígena deverá ter iniciado seus estudos nos anos de 2021 ou 2022 e estar matriculado/a em uma das 26 Instituições de Ensino Superior selecionadas. As inscrições ficarão abertas até o dia 4 de janeiro de 2023.

O programa é uma iniciativa inédita no âmbito privado e a Vale acredita que este é um meio de fortalecer a autonomia dos povos indígenas.

“Esse projeto está em linha com nossa busca pela mineração sustentável, que se baseia no relacionamento construtivo, de benefícios mútuos e no respeito aos direitos dessas populações, como a educação”, explica a gerente executiva de Gestão Social da Vale, Camilla Lott.

A ideia é também ampliar o engajamento, buscando atuação conjunta pela causa onde, no total, serão mais de 100 jovens recebendo o auxílio..

“Com esse novo edital, serão mais de 100 jovens no total recebendo o auxílio. A partir do ano que vem, pretendemos expandir, para que outras empresas que tenham a pauta indígena como uma de suas prioridades também possam participar. Queremos unir forças para contribuir cada vez mais com as comunidades indígenas, fomentando a educação e a cultura em primeiro lugar”, ressalta Camilla.

Serviço
Inscrições para o novo edital do Programa Bolsas para Estudantes Indígenas no Ensino Superior (Vale/ISPN)
Público-alvo: Estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação em uma das 26 instituições de ensino superior públicas e privadas listadas no edital
Período de inscrição: até 4 de janeiro de 2023
Link para inscrição: https://ispn.org.br/site/wp-content/uploads/2022/11/Edital_PIPOU_2022_2023.pdf
Mais informações: pipou-bolsas@ispn.org.br

Leia também:

Velório de Bento 16 leva milhares de pessoas ao Vaticano
Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes
Guarapari inicia hoje, o Projeto Verão Sem Trabalho Infantil
Defesa Civil reconhece situação de emergência em 7 cidades
Morreu nesta quinta (29) Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos
Decreto regulamenta documento eletrônico de transporte de cargas
Estados Unidos registram 64 mortes por nevasca do século
Procon Vitória dá dicas sobre trocas e devoluções de presentes
CNPE: Governo define redução de gases de efeito estufa
Linhares: Ação da Prefeitura vai orientar idosos contra golpes

TAGS:
VALE | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | OPORTUNIDADES | UNIVERSIDADE