TEMAS GERAIS

Instituto Jones divulga estudo em alusão ao Dia da Infância

Em alusão à data, a Coordenação de Estudos Sociais do IJSN, divulgou um estudo especial

Em 26/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

De acordo com o IJSN Especial – Dia da Infância, 19,51% da população brasileira é formada por crianças de 0 a 14 anos. No Espírito Santo, crianças de 0 a 14 anos representam 19,26% da população.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Com o propósito de provocar reflexões sobre as condições sociais, econômicas e educacionais das crianças no mundo, a data de 24 agosto foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como Dia da Infância.

>> Brasil deve avançar na proteção à saúde em casos de poluição

Em alusão à data, a Coordenação de Estudos Sociais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), divulgou na última sexta-feira (23) um estudo especial sobre a temática das infâncias.

A pesquisadora e uma das responsáveis pela elaboração do estudo, Karlla Rebulli falou sobre o conceito de Infâncias:

“As crianças estão em condição peculiar de desenvolvimento e são sujeitos de direitos civis plurais, de forma que é mais adequado falar em infâncias. Tanto no Brasil quanto no Espírito Santo há diversas infâncias, dentre elas há infâncias brancas, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e neurodivergentes.”

De acordo com o IJSN Especial – Dia da Infância, 19,51% da população brasileira é formada por crianças de 0 a 14 anos. No Espírito Santo, crianças de 0 a 14 anos representam 19,26% da população. Sendo 7% de crianças de 0 a 5 anos, 9,2% de crianças de 6 a 12 anos e 2,5% de crianças de 13 a 14 anos.

O Estudo também destaca que no Espírito Santo, 63,5% das crianças são negras, sendo maioria na faixa etária de 0 a 6 anos. Da população quilombola do Espírito Santo, 22,0% são crianças de 0 a 14 anos, e da população indígena no Estado 29,9% é de crianças também de 0 a 14 anos.

“Este especial traz dados e informações sobre nossas crianças que vão contribuir para que possamos pensar a partir das peculiaridades deste segmento etário, com seus recortes de raça, sexo, etnia, auxiliando na formulação de políticas públicas e gerando benefícios para as diversas infâncias e para toda a sociedade”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

O IJSN Especial – Dia da Infância ainda apresenta dados referentes à infância no Brasil e na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), abordando temas como a prematuridade, mortalidade infantil, pobreza e extrema pobreza e outros. O Estudo na íntegra pode ser acessado em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sumarios/ijsn-especial (As informações são do IJSN)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Brasil deve avançar na proteção à saúde em casos de poluição
Estudo da Uerj pode facilitar resolução de crimes com armas
Olimpíada de Astronomia tem sustentabilidade como foco
Rio deve registrar hoje temperatura mais alta do inverno
TRE-RJ vai validar dados do Detran para facilitar voto
Manifestação usando professores fracassou em Anchieta
População brasileira começará a diminuir em 2042, diz IBGE
IBGE corrige inconsistências dos dados do Censo 2022

TAGS:
IJSN | ESTUDO | ALUSÃO | DIA DA INFÂNCIA | CRIANÇAS