CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Inteligência artificial ajuda jovem escolher a profissão

Serviço gratuito que traça o perfil socioemocional e indica a melhor carreira.

Em 06/11/2018 Referência JCC / CNI

Divulgação

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo SENAI (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades da instituição, que estarão de portas abertas à comunidade em todo o Brasil. O evento Mundo SENAI terá palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. “O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas”, explica ele. “O usuário do Mundo SENAI terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente”.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/raccosmj

O Mundo SENAI utiliza o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da IBM, para analisar 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. A ferramenta indica então as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. A experiência do SENAI com o Watson será apresentada na conferência Think, da IBM, que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2019.

Na plataforma, o usuário terá também informações sobre as vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialidade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.

INDÚSTRIA 4.0 

Já no evento Mundo SENAI, será possível acompanhar palestras sobre temas variados que impactam o mercado de trabalho, como as novas tecnologias da chamada indústria 4.0: inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outras. É o caso de apresentação que será feita no SENAI Maracanã (RJ) com o tema “Jogos e suas tendências” e sobre Internet das Coisas (IoT) na unidade de Sete Lagoas (MG).

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

Os visitantes também terão dicas para aumentar as chances de conseguir emprego ou desenvolver uma profissão de sucesso. No SENAI de Camaçari (BA), uma das palestras vai mostrar “como se portar em uma entrevista de emprego”. Na escola SENAI "Nadir Dias De Figueiredo”, em Osasco (SP), um dos temas de debate é o planejamento de carreira. Na unidade do SENAI Itaperuna (RJ), especialistas falam sobre “o profissional que as empresas procuram”.

Os interessados também poderão pôr a mão na massa em oficinas e minicursos práticos. Um deles, no Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística em Novo Hamburgo (RS), ensina como confeccionar uma sapatilha. O Centro de Excelência em Educação e Tecnologia SENAI José Fernandes de Moura, em Ariquemes (RO), oferece a oficina de mecânica de motos para mulheres. No Centro de Tecnologias em Informática Aluízio Alves, em Natal (RN), os participantes de um minicurso vão aprender a criar um aplicativo para celular e, na unidade do SENAI em Boqueirão (PR), minicursos ajudarão a conhecer melhor um automóvel ao explorar temas como: “Você realmente conhece o painel do seu carro?”, “Você sabe quando trocar os fluidos do seu veículo?”, entre outros.

Em todo o Brasil, será possível possível ainda conhecer a infraestrutura das escolas do SENAI para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, assim como os projetos desenvolvidos pela instituição. O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores.

A instituição possui hoje 541 unidades fixas e 452 móveis, das quais duas são os barcos-escola Samaúma na região Amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O SENAI também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras.