CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Internet grátis nos balneários de Manguinhos e Jacaraípe (ES).

O projeto possibilita acesso gratuito à internet banda larga a partir de dispositivos móveis.

Em 15/02/2015 Referência JCC

Os frequentadores das praias de Manguinhos e Jacaraípe já podem acessar a internet de forma gratuita. O sistema Wi-Fi foi instalado pela Prefeitura de Serra (ES) e começou a operar ontem (14) nessas duas praias dentro do projeto Serra Online – conexão e cidadania. O projeto possibilita acesso gratuito à internet banda larga a partir de celulares, tablets, notebooks, computadores de mesa ou qualquer outro dispositivo que aceite conexão sem fio.conectar na rede Serra Online, o usuário precisará fazer um breve cadastro. Após esta etapa, a navegação será direcionada para o endereço hotspot.serra.es.gov.br onde estão disponíveis serviços online da Prefeitura, informações básicas sobre o município, telefones úteis, a programação do Carnaval 2015 no município e até mesmo imagens, em tempo real, das condições das ondas para a prática do surfe no Barrote e Solemar em Jacaraípe. Na sequência, é possível acessar outros conteúdos de qualquer página da internet.O prefeito, Audifax Barcelos, disse que a intenção é proporcionar o acesso do cidadão à internet, promovendo assim a inclusão digital. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas a internet e também os serviços online da Prefeitura que poderão ser acessados como ouvidoria, e todas as outras ferramentas disponíveis do nosso portal”, explicou. Audifax ressaltou que trata-se de um projeto piloto e que estudos de viabilidade estão sendo elaborados para a expansão dos sinais em outros pontos da cidade.

O objetivo também é permitir que os cidadãos do município usufruam dos benefícios da inclusão digital: pesquisas escolares; leitura de livros, jornais e revistas; compartilhamento de informações nas redes sociais; atualização profissional; busca por empregos estão entre as possibilidades para aqueles que têm acesso à internet banda larga.
Tecnologia
Ainda nesta fase de implantação, o Serra Online disponibilizará acesso gratuito à internet com velocidade de 1 MB por conexão. Cada uma das antenas instaladas permite acesso simultâneo de 500 dispositivos.
Inicialmente, são cinco os pontos em que é possível acessar a internet de forma gratuita por meio do Serra Online. Confira:
- Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe;
-Praça central de Manguinhos;
-Centro Integrado, em Jacaraípe (Barrote);
-Orla de Jacaraípe, em frente ao Hotel Praia Linda;
-Orla de Jacaraípe, próximo ao point de surfe Solemar.

Estão previstos novos pontos de acesso à internet em Serra Sede, Nova Almeida e no Parque da Cidade.

Fonte/ Secom/Serra