CIDADE

Inventário aponta que Vitoria possui mais de 34 mil árvores

Dados são do Inventário da Arborização Urbana da capital, da Secretaria de Meio Ambiente.

Em 26/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Duarte/PMV

O novo inventário da arborização foi apresentado durante evento na Prefeitura de Vitória e fez parte das ações de promoção da preservação da área verde de capital para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, que acontece no próximo sábado (27).

Mais de 34 mil espécies arbóreas. Esse é o quantitativo de árvores que estão em locais públicos, como canteiros centrais e laterais, alamedas, recantos, rotatórias e orla de Vitória, segundo o novo Inventário da Arborização Urbana da capital, trabalho que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou por quase um ano e foi divulgado na tarde desta sexta-feira (26).

O novo inventário da arborização foi apresentado durante evento na Prefeitura de Vitória e fez parte das ações de promoção da preservação da área verde de capital para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, que acontece neste sábado (27). Na oportunidade, também foi apresentado o novo contrato de manutenção do paisagismo da cidade.

"Estamos entregando hoje para a cidade o relatório final da atualização do inventário da arborização, que estava pendente havia 11 anos. A partir de agora, poderemos nos debruçar, de maneira mais eficaz, mais eficiente, com gasto menor de recursos públicos, mas com maior eficiência e efetividade. Estas informações georrreferenciadas, com todas as suas informações, vai permitir ter uma cidade mais segura, com mais iluminação, árvores cuidadas e podadas e com melhor temperatura para os moradores, visando tornar a cidade que mais cuida do meio ambiente", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Ainda de acordo com o prefeito, esta é uma pauta muito importante para a cidade.

"Quando queremos de fato efetivar uma política pública, o primeiro passo é o diagnóstico. É o diagnóstica que vai nos permitir saber onde estamos, onde vamos chegar e vai trilhar, traçar, estabelecer os caminhos e diretrizes para onde vamos caminhar com passos sólidos. De nada adianta se não tivermos início, meio, fim e destino", completou.

Àreas verdes

"Chegamos ao fim de um levantamento intenso, em todas as ruas da capital, com elementos importantes que reforçam a necessidade de termos, cada vez mais, números e informações, dados quantitativos e qualitativos, para melhor gerir as áreas verdes da capital. O inventário já nos mostra onde devemos avançar nas regiões da cidade e plantar mais árvores, a partir de uma dinamização urbana", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

O representante da ONG SOS Mata Atlântica, Sandro Firmino, presente ao evento, reforçou a importância da preservação para o planeta. "A árvore tem uma importância fundamental, resgatando o CO2 e liberando o oxigênio. Cuidando da árvore, das florestas, estamos cuidando da vida, das nascentes. É bonito ver esse cuidado com o meio ambiente, com a cidade como um todo", destacou, enfatizando que "cuidando do planeta, fazendo um cuidado local, teremos um resultado global". e de todas as espécies.

Consulta

As 34.478 espécies arbóreas podem ser consultadas por meio do sistema de Geoweb da Prefeitura de Vitória, acessando o endereço https://geoweb.vitoria.es.gov.br/ e, depois, em Aplicações, clicando no banner Arborização Painel Gerencial, Lá, o morador terá como informações quais as árvores mais encontradas na cidade: Otis (5,2 mil espécies), Ipês-Rosa (3 mil), Cassia-Ferrugínea (2,6 mil), Coqueiro (2 mil), Angico-Cangalha (1,7 mil), Pata-de-Vaca (1,1 mil), Flor-da-Rainha (1,1, mil), Aroeira-Vermelha (1,1, mil), Castanheira (965) e Algodão-da-Praia (690)

Também poderá verificar onde as árvores estão situadas, como calçadas, praças, canteiros centrais e laterais, orla, rotatórias/trevos, recantos e alamedas, e conhecer o quantitativo de espécies por cada uma das nove regiões administrativas. De forma interativa, ainda, poderá clicar no mapa da ilha de Vitória, onde cada ponto verde representa uma árvore catalogada, escolher uma e saber mais detalhes sobre aquela espécie, como altura, bairro, logradouro, região, espécie e posição, por exemplo.

Trabalho

Durante quase um ano, uma equipe da Semmam realizou os trabalhos de atualização do Inventário da Arborização Urbana de Vitória. A iniciativa, que agora foi concluída, visou obter um panorama no qual as árvores, arbustos e palmeiras da cidade pudessem ser contabilizadas, bem como conhecer a diversidade das espécies, o percentual de indivíduos que sofrem interferência de fiações elétricas e telefônicas. Além disso, outros dados como o estado fitossanitário e vegetativas das espécies e as características do espaço físico onde se localizam também foram computados.

"A arborização em avaliação foram aqueles que se encontravam em locais públicos, como canteiros centrais e laterais, alamedas, recantos, rotatórias e orla de Vitória, por meio do preenchimento de fichas cadastrais eletrônicas, disponibilizadas por um aplicativo desenvolvido especialmente para este inventário", destacou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Através de um dispositivo móvel com acesso à internet e serviço de localização, foi possível realizar o registro dos dados em campo com geolocalização, que agora será disponibilizado aos moradores para consulta. O estudo também permitiu identificar a altura, a inclinação do tronco e se a espécie está compatível com o ambiente em que vive, se está atrapalhando ou sendo prejudicada pela fiação.

Áreas verdes

Os trabalhos de plantio, retirada e poda de árvores, poda de grama, paisagismo, irrigação e jardinagem de parques serão intensificados com a operação do novo contrato de manutenção de áreas verdes, que também foi apresentado ao público participante da solenidade de lançamento.

Com o novo contrato, o serviço passa a ter mais equipes em campo ao mesmo tempo, atendendo uma programação de execução de serviços em vários bairros da capital

"Agora teremos mais celeridade e capilaridade nesse serviço. Serão 10 equipes que vão aturar nas nove regiões administrativas", enfatizou o secretário Tarcísio Föeger.

A Semmam divulga uma programação semanal de execução de poda e paisagismo, que pode ser consultada no portal da Prefeitura. Caso, precise, a população de Vitória pode acionar o serviço de manutenção de áreas verdes por meio do Fala Vitória 156, em www.vitoria.es.gov.br/156 e no aplicativo Vitória Online, disponível para as plataformas Android e iOS.

Leia também:

Obras de Microdrenagem do Três Barras entram na fase final
Prefeitura fecha trecho entre a Linha Vermelha e a rua Cariacica
Regularização fundiária alcança mais 4.116 famílias de Vitória
Serra terá concurso para Guarda Municipal; salário de R$ 10 mil
Mais 404 famílias de Vitória receberão o cartão Vix + Cidadania
Túnel vai acabar com os alagamentos no Centro de Linhares
Projeto Aracruz Sem Papel já gerou economia de 1,5 milhão
No aniversário de 488 anos, Vila Velha recebe investimentos
Prefeitura de Guaraparí vai contruír escola no Kubitschek
Defesa Civil de Vila Velha recebe maior investimento da história
Histórias e memórias marcam os 111 anos do Parque Moscoso

TAGS:
VITÓRIA | ÁRVORES | INVENTÁRIO | CANTEIROS | ALAMEDAS