ECONOMIA NACIONAL

Ipea prevê cenário positivo para a produção agrícola em 2022

Segundo boletim, 3º trimestre deste ano mostrou uma estabilidade “em patamares elevados”

Em 01/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Claudio Neves/Portos do Paraná

O estudo do Ipea contou com a participação de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

A análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada hoje (1º), mostra cenários positivos para a safra de grãos em 2022.

“Os dois principais grãos, soja e milho, contarão com estimativa de produção positiva, o que pode contribuir para uma maior oferta no mercado doméstico”, analise Ana Cecília Kreter, pesquisadora associada do Ipea.

O estudo do Ipea contou com a participação de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

“A perspectiva é de safra recorde para a soja (+3,4%), recuperação e expectativa de recorde na produção de milho (+34,1%) – prejudicada pela seca e geadas em 2021”, explica o superintendente de Inteligência e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira, que participou da pesquisa junto com economistas do Ipea.

Segundo o boletim econômico, o terceiro trimestre deste ano mostrou uma estabilidade “em patamares elevados” para os preços domésticos, na comparação com o trimestre anterior. Destaque para a soja, que teve alta causada pelos baixos estoques e demanda aquecida. E do milho, que teve alta justificada pelas preocupações com o clima, a boa demanda doméstica e a elevada paridade de importação. (Agência Brasil)

Leia também:

Faturamento da indústria cai pelo 3º mês seguido, diz CNI
Confiança do empresário cai 3,3 pontos em novembro, diz FGV
Desemprego atingiu 13,453 milhões de pessoas no trimestre
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje (30)
Endividamento das famílias atinge maior patamar em 12 anos
A Confiança do comércio recuou 6,2 pontos em novembro
Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir de hoje (29)
Turismo nacional deve encerrar o ano com aumento de 16%
Estamos perto de ver topo da inflação, diz presidente do BC
Sobem os juros cobrados de empresas e famílias em outubro

TAGS:
IPEA | GRÃOS | ECONOMIA | PRODUÇÃO | 2022