POLÍTICA INTERNACIONAL

Itália confisca 140 milhões de euros em bens de oligarcas russos

Foi o que anunciou nesta sexta-feira (4) o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.

Em 04/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: ANSA

O Ministério da Economia informou que “as medidas estão sendo adotadas no território italiano” e envolvem “o congelamento de fundos, recursos econômicos, móveis e imóveis” pertencentes a indivíduos e entidades russas.   

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, anunciou nesta sexta-feira (4) que o governo italiano está confiscando 140 milhões de euros em bens de oligarcas russos para dar seguimento à retaliação internacional contra a guerra na Ucrânia.   

“A Itália fará a sua parte e está se preparando para prosseguir com o confisco dos bens dos oligarcas russos próximos ao Kremlin por um valor de 140 milhões de euros”, disse o chanceler italiano em entrevista ao programa italiano Tg2 Post.   

Em comunicado oficial, o Ministério da Economia informou que “as medidas estão sendo adotadas no território italiano” e envolvem “o congelamento de fundos, recursos econômicos, móveis e imóveis” pertencentes a indivíduos e entidades russas.   

“Uma primeira operação já foi concluída e diz respeito a um barco no valor de 65 milhões de euros. Outras medidas estão sendo adotadas”, diz a nota.   

Até o momento, a Guarda de Finanças da Itália confiscou o iate “Lady M”, um barco de 65 metros do oligarca russo Alexei Mosdashov, presidente da Severstal, no porto de Imperia; a Villa Lazzareschi, na província de Lucca, avaliada em 3 milhões de euros, do russo Oleg Savchenko; e também o iate “Lena”, de 52 metros, que está atracado em Sanremo e pertence a Gennady Timchenko, amigo do presidente russo, Vladimir Putin. O barco é avaliado em US$ 50 milhões.   

“Enquanto se espera que Putin pare a guerra, continuamos no caminho das sanções”, enfatizou Di Maio, lembrando que com as últimas punições a “bolsa de Moscou ficou fechada por cinco dias” e essa “é a única maneira de convencer Putin a pensar”.   

Apesar disso, o chanceler italiano explicou que a União Europeia, o G7 e a Otan estão trabalhando para encontrar uma “solução diplomática e pacífica para a crise” na Ucrânia.   

No programa de TV, Di Maio ressaltou que a terceira rodada de negociações entre os russos e ucranianos “deve servir para um cessar-fogo e, em seguida, um acordo de paz deve ser alcançado”.   

“A guerra não pode ser resolvida com a guerra, devemos parar os ataques de Putin e trazê-lo para a mesa”, acrescentou Di Maio.   

A declaração é dada no nono dia da guerra na Ucrânia e horas depois das tropas russas tomarem o controle da maior usina nuclear da Europa, situada em Enerhodar, 700 quilômetros a sudeste de Kiev.   

A planta de Zaporizhzhia conta com seis reatores, sendo que cinco foram abertos ainda na era soviética.

“O ataque à central nuclear é uma escalada preocupante, não se trata apenas de atingir a Ucrânia e a Europa, Putin também está colocando em risco a saúde dos cidadãos russos”, alertou Di Maio. (ANSA)

Leia também:

Putin pediu que vizinhos da Rússia não aumentem as tensões
Ucrânia: Brasil vai manter posição de equilíbrio, diz Bolsonaro
Geórgia formaliza pedido de ingresso na União Europeia
Rússia e Ucrânia concordam com corredor humanitário
Reunião: Ucrânia exige cessar-fogo e corredores humanitários
Rússia pretende levar operação militar até o fim, diz Lavrov
Lavrov diz que única alternativa a sanções seria guerra nuclear
ONU aprova resolução que condena invasão russa na Ucrânia
UE aprova sanções contra Belarus por invasão da Ucrânia
Estados Unidos vai fechar o espaço aéreo a aviões russos

TAGS:
RÚSSIA | ITÁLIA | OLIGARCAS | BENS | MINISTRO | CONFISCA