POLÍTICA NACIONAL

Jair Bolsonaro diz que STF pode sofrer o que não queremos

Com ameaças, o presidente pediu que Luiz Fux enquadre o colega, Alexandre de Moraes.

Em 07/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

O Poder Judiciário poderá sofrer aquilo que “nós não queremos”, ameaçou o presidente Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro, sem citar nominalmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, cobrou nesta terça-feira (07), que o presidente da corte, Luiz Fux, enquadre o colega de tribunal e ameaçou que, se isso não ocorrer, o Poder Judiciário poderá sofrer aquilo que “nós não queremos”.

“Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população”, disse Bolsonaro em discurso a milhares de apoiadores feito de um carro de som na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste 7 de Setembro.

Um trecho do discurso de Bolsonaro foi divulgado em seu perfil no Facebook. Não houve transmissão ao vivo.

“Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe deste Poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos, porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada Poder da República”, emendou Bolsonaro.

Alexandre de Moraes é o ministro do STF responsável por conduzir investigações sensíveis contra o próprio presidente e aliados dele, tendo determinado prisões, buscas e apreensões e bloqueios de bens de pessoas e entidades que supostamente pretendiam realizar atos antidemocráticos no 7 de Setembro.

No discurso divulgado, Bolsonaro disse que não mais aceitará que “qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição”.

“Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer sentença que venha de fora das quatro linhas da Constituição”, afirmou.

No fim do trecho divulgado, o presidente Jair Bolsonaro deu um ultimato:

“Nós todos, aqui na Praça dos Três Poderes, juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair”, disse.

Em uma rede social, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, escreveu:

“Nesse Sete de Setembro, comemoramos nossa Independência, que garantiu nossa Liberdade e que somente se fortalece com absoluto respeito a Democracia.”

O presidente vinha fazendo uma convocação para as manifestações do 7 de Setembro, quando se comemora o Dia da Independência, na busca de uma grande demonstração de força política e popular. Normalmente, há desfile militar no país, mas este ano esses atos foram suspensos por causa da pandemia de Covid-19.

Ao mesmo tempo que houve um grande esforço para chamar pessoas às manifestações a favor de Bolsonaro, grupos de oposição também programaram vários atos contra o presidente, entre eles em São Paulo e Brasília.

Antes de subir ao carro de som e fazer o discurso, o presidente participou de cerimônia de hasteamento da bandeira na Praça da Bandeira. (Por Ricardo Brito - Reuters)

Leia também:

Papel de presidente não é chamar para confronto, diz Lula
Bolsonaro fala em editar MP contra passaporte de vacina
Senador pede convocação de ex-mulher de Bolsonaro à CPI 
Ministro Luiz Fux pede respeito institucional no 7 de setembro
Casagrande participa de reunião com presidente do Senado
PNI: Governadores cobram renovação de compra de vacinas
CPI pede ao STF a condução coercitiva de Marconny Faria
CPI vai ao STF contra decisão que anulou prisão de Roberto Dias
Voto de confiança foi dado, mas não foi retribuído, diz Abag
Lula chama Bolsonaro de tresloucado: "O País precisa de paz"
Caso envolvendo Flávio Bolsonaro pode prorrogar CPI da covid
Centrão já admite derrota de Bolsonaro no primeiro turno

TAGS: 
AMEAÇAS | GOLPE MILITAR | ALEXANDRE MORAES | CPI | INVESTIGAÇÃO | CORRUPÇÃO | STF | IMPEACHMENT | POLÍTICA