CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Japoneses começam a usar a tecnologia 5G

Também estão sendo lançados smartphones compatíveis com a tecnologia 5G.

Em 26/03/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Usuários de internet no Japão já podem usufruir de uma conexão ultrarrápida a partir desta semana, já que as maiores provedoras passam a utilizar o serviço de tecnologia 5G online. Também estão sendo lançados smartphones compatíveis com a tecnologia 5G.

A gigante de telecomunicações NTT Docomo lançou ontem (25), em Tóquio, o primeiro serviço de 5G do país. A medida coloca o Japão no mesmo nível que os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a China.

A nova tecnologia oferece trocas em alta velocidade de enormes quantidades de dados.

Usuários podem baixar um filme completo de duas horas em apenas 3 segundos, em vez de 5 minutos que se leva utilizando uma rede 4G.

As provedoras rivais Softbank e KDDI – conhecida pela marca "au" no Japão – também darão início a serviços de 5G esta semana.

A empresa Rakuten Mobile pretende se unir às demais a partir de junho.

O acesso a essas novas redes 5G estará limitado, de início, a determinadas áreas de grandes cidades, incluindo Tóquio, Osaka e Sapporo. A cobertura deve alcançar todas as províncias japonesas até março de 2021.

ECONOMIA & NEGÓCIOS

Coronavírus derruba ações na Bolsa de Tóquio

As ações em Tóquio tiveram forte queda nesta quinta-feira (26), após o pedido da governadora Yuriko Koike para que moradores fiquem em casa ter aumentado as preocupações dos investidores com o impacto da pandemia sobre a economia.

O índice Nikkei de 225 ações selecionadas encerrou o dia com 18.664 pontos, uma queda de 4,5%.O índice perdeu quase 900 pontos.

O Nikkei vinha apresentando alta nesta semana antes da queda, chegando a ganhar quase 3 mil pontos, ou 18%.

Investidores tinham recebido bem o programa de compras de ativos do Banco do Japão e o plano para um pacote de estímulo de 2 trilhões de dólares nos EUA.

No mercado de câmbio de Tóquio, o dólar teve hoje baixa em relação ao iene. A moeda americana foi negociada entre 110,47 e 110,49 ienes, num recuo de 0,99 iene em relação à cotação do dia anterior. (NHK* -*Emissora pública de televisão do Japão)