POLÍTICA INTERNACIONAL

Joe Biden e Xi Jinping debatem relação tensa e pandemia

Joe Biden, e Xi Jinping, tiveram a primeira conversa formal na noite desta quarta-feira (10).

Em 11/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

Na conversa, o presidente Joe Biden reafirmou que suas prioridades são proteger a segurança, a prosperidade, a saúde e o estilo de vida dos cidadãos norte-americanos.   

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, tiveram a primeira conversa formal na noite desta quarta-feira (10) e debateram tanto a questão dos direitos humanos como a gestão da pandemia de Covid-19.   

Segundo informou em nota a Casa Branca, Biden expressou “profundas preocupações” sobre a situação de Hong Kong e Taiwan, onde a repressão de Pequim tem aumentado, e sobre as denúncias de violações de direitos humanos da minoria muçulmana uigur em Xinjiang. Ainda de acordo com o comunicado, o presidente manifestou preocupação sobre “as práticas econômicas coercitivas e incorretas” dos chineses. Os dois debateram também os “desafios comuns” relacionados às mudanças climáticas e sobre a proliferação de armamentos.   

Prioridades

Na conversa, Biden reafirmou que suas prioridades são proteger a segurança, a prosperidade, a saúde e o estilo de vida dos cidadãos norte-americanos.   

Por sua vez, Pequim não emitiu nota formal, mas a mídia estatal deu detalhes do telefonema. A emissora “CCTV” informou que Xi destacou que a prática do conflito direto, vista durante o período da presidência de Donald Trump, seria “um desastre para ambos os países” e que os dois lados “precisam respeitar-se”.   

Conforme a estatal, o presidente chinês solicitou a retomada de um mecanismo de diálogo com os Estados Unidos a fim de gerir dossiês abertos e prevenir

“incompreensões e erros” de análise, convidando a um “diálogo construtivo”.  (Ansa)