ESPORTE CAPIXABA

Jogadora de futsal de Viana está entre melhores do mundo

O programa Campeões do Futuro é um importante meio para educação de jovens de Viana

Em 25/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

A jogadora diz que é gratificante servir de inspiração para outras atletas e afirma que utiliza a carreira consagrada para incentivar a nova geração e deixou um recado às meninas mais novas e até mesmo mais maduras, de Viana.

Ela ainda era pequenina, e já desfilava o seu talento nas ruas do bairro Universal brincando com seu irmão e seus amigos ou durante as aulas de educação física na escola. Em um período onde as meninas não tinham espaço no esporte, a vianense Ariane Nascimento se destacava enquanto crescia jogando contra os meninos. Enfrentando todos os desafios, começou a disputar partidas por três equipes diferentes ao mesmo tempo, algumas vezes 'escondida', tudo por amor ao esporte.

Com essa insistência, a jogadora ganhou visibilidade a ponto de ser convidada a representar o Espírito Santo, em torneio disputado no Estado de Santa Catarina. Essa viagem marcou a vida de Ariane. Ela lembra que a excursão foi uma festa desde o trajeto até o sul do país:

“Foram dois dias de estrada e a gente não dormia e quem dormisse era pintado com pasta de dente dentro do ônibus”.

O time ficou em segundo lugar e as companheiras se tornaram uma família, apesar de algumas das parceiras terem se afastado do esporte.

Esse campeonato foi o ponto de virada na carreira da vianense. O brilho de Ariane nas quadras conquistaram o público e, em 2004, a atleta recebeu a oportunidade de atuar pelos times daquela região. E não parou por aí, ela atingiu o auge: foi convocada pela seleção brasileira. A jogadora revela com os olhos brilhando as sensações no momento em que soube da convocação:

“A ligação para a seleção brasileira foi um momento emocionante. Quando me chamaram pela primeira vez, eu fiquei tipo ‘Nossa Senhora!’, não acreditava, ficava na frente do espelho falando sozinha, me parabenizando e comemorando”, descreveu Ariane.

Buscando ainda mais espaços e reconhecimento, a atleta se mudou para Europa e hoje atua no Atlético de Madri, da Espanha, onde foi considerada a melhor jogadora do campeonato nacional, vencido pela equipe. Faltava, então, apenas o reconhecimento em casa. E ele veio durante a final da Copa Viana de Futebol. Ariane foi aplaudida de pé pelo público com o Estádio Municipal lotado quando recebeu homenagem da Prefeitura.

“Fiquei muito feliz, foi muito bonito. Ser reconhecida pela minha gente é algo que, com certeza, eu vou levar na minha memória e no meu coração”, comentou a atleta.

Antes de voltar para o exterior, a jogadora contou sobre a saudade que sente de casa:

“Viana me traz a sensação de tranquilidade, contato com a natureza, de colher frutas, visitar cachoeiras e, claro, ficar com a família. Aqui a gente conhece todo mundo, podemos fazer as coisas caminhando pela cidade. São coisas que em outros locais não podemos fazer e isso faz muita falta”.

A jogadora diz que é gratificante servir de inspiração para outras atletas e afirma que utiliza a carreira consagrada para incentivar a nova geração e deixou um recado às meninas mais novas e até mesmo mais maduras, de Viana.

“Eu sei que é difícil e para nós mulheres é duas, três vezes mais complicado, mas quem tem um sonho de ser jogadora tem que continuar trabalhando e se preparar porque uma hora a oportunidade chega e a gente tem que agarrar ela”, comentou.

Ariane, perguntada sobre ambições, afirmou que “todo atleta é movido a sonhos e que vai trabalhar muito para o futuro”.

Projeto Campeões do Futuro ensina esportes a alunos

O programa Campeões do Futuro, iniciativa da Prefeitura de Viana, por meio da secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, é um importante meio para educação de jovens e adolescentes de Viana, além de ser uma ótima oportunidade para se aprender um novo esporte e revelar novos talentos como a jogadora de futsal Ariane.

O intuito do projeto é ensinar uma modalidade esportiva as crianças e incentivar a sua prática.

O projeto conta com aulas de quatro modalidades: futebol, futsal, segundas e quartas; e vôlei e basquete, nas terças e quintas. Os horários das atividades é dividido em dois turnos: matutino de 7h às 11h e vespertino de 14h às 18h. As aulas são praticadas no Ginásio de Vila Bethânia e para participar o aluno precisa ter de 6 a 17 anos. (Secom/PMViana)

Leia também:

> Linhares: etapa da Liga Capixaba de Vôlei será no domingo
Evento Off-Road 4×4 reúne mais de 100 jipeiros em Linhares
Inscrições abertas para aulas gratuitas de Ginástica Rítmica
> ​Copa Canela Verde de Futebol Amador começa nesta terça
Escolinha de Futebol Society: aulas gratuitas e vagas abertas
Linhares: Pontal do Ipiranga recebe evento de Off-Road 4×4
Linhares: rede balança 55 vezes na estreia do campeonato
Campeonato de futebol Veterano e Master abrem inscrições
I Festival de Ginástica Rítmica de Colatina será sábado (13)
Serra vai sediar 3º Campeonato Capixaba de Taekwondo

TAGS: 
VIANA | FUTSAL | JOVENS | JOGADORA | CAMPEÕES DO FUTURO