ESPORTE NACIONAL

Jogos Escolares Brasileiros reunirão quase 6 mil atletas no Rio

19ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) terá um número recorde de participantes.

Em 28/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Twitter oficial da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Os jogos vão receber delegações de todos os estados do país, e um dos pontos que os organizadores destacam é o esforço para obter equidade de gênero, já que é obrigatório inscrever equipes masculinas e femininas para participar de cada modalidade.

A 19ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) terá um número recorde de participantes e levará cerca de seis mil atletas de 12 a 14 anos a algumas das arenas que receberam estrelas dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A competição será entre 31 de outubro e 15 de novembro e envolverá estudantes de escolas públicas e privadas na disputa de medalhas em 17 modalidades.

Os jogos vão receber delegações de todos os estados do país, e um dos pontos que os organizadores destacam é o esforço para obter equidade de gênero, já que é obrigatório inscrever equipes masculinas e femininas para participar de cada modalidade. Entre os estudantes atletas inscritos, há 2,5 mil meninas, número maior que no ano passado. 

O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Robson Lopes Aguiar, disse, em entrevista na manhã de hoje (28), que a maioria dos adolescentes que participa dos JEB's não é de futuros atletas profissionais, mas de estudantes que estão com seus colegas vivendo o esporte e colhendo os benefícios para a saúde e vida escolar. 

"Estamos sempre trabalhando em parceria com educação, porque esporte e educação fazem a diferença na formação do cidadão. O esporte ajuda na frequência escolar", afirmou Aguiar.

"É lógico que temos alguns que estão focados no alto rendimento, mas a grande maioria estará aqui para participar com seus colegas".

Seletiva para Brasília

Apesar disso, a competição serve como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, entre 3 e 10 de dezembro. O secretário de estado de Esportes do Rio de Janeiro, Alessandro Carracena, acrescentou que os jogos também serão usados na seleção de contemplados do Bolsa Atleta concedido pelo governo do estado do Rio. 

"Os locais de prova são o grande diferencial para esses atletas. Essa garotada vai ter a oportunidade de disputar os jogos nos lugares onde até então só viam pela televisão os ídolos deles disputando", salientou. 

A competição aproveitará a estrutura do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e também ocorrerá na Universidade da Força Aérea (Unifa) e no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio. 

A entrada nos locais de disputas é gratuita para que o público possa acompanhar o evento, e também haverá transmissão no canal da CBDE no YouTube.

Os JEB’s deste ano serão realizados em 17 modalidades: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como surfe, skate e break dance. Nas últimas três, as performances serão apenas demonstrativas.

Os jogos contam com o apoio do governo federal e do estado do Rio de Janeiro, que arcaram com as passagens aéreas e 63 mil diárias de hospedagem das delegações no Rio de Janeiro. (Por Vinícius Lisboa/Agência Brasil)

Leia também:

> Skatista vianense representa cidade em campeonato nacional
Vasco perde e desperdiça chance de garantir o acesso à Série A
Cano decide e Fluminense derrota Corinthians em Itaquera
Flamengo vence o Santos antes da final da Libertadores
Palmeiras pode ser campeão na próxima rodada: veja a conta
Título desta quarta é o 4º do Flamengo na Copa do Brasil
Flamengo vence o Corinthians e é campeão da Copa do Brasil
Palmeiras para em Felipe Alves e empata com o São Paulo
Corinthians e Flamengo empatam na 1ª final da Copa do Brasil
São Paulo vence o América-MG e busca vaga na Libertadores
Internacional empata com o Flamengo pelo Brasileirão

TAGS:
JOGOS ESCOLARES | ATLETAS | RIO | PARTICIPANTES | COMPETIÇÃO