ESPORTE CAPIXABA

Jogos Escolares do ES começam nesta segunda-feira (8)

O JEES terão início nesta segunda-feira (08), com as disputas das modalidades coletivas.

Em 08/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Na Regional I, sediada em Conceição do Castelo, vão participar estudantes de Afonso Cláudio, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, além do município anfitrião.

Está chegando a hora! Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), maior competição estudantil do Espírito Santo e que é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), terão início nesta segunda-feira (08), com as disputas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nas regionais dos municípios de Conceição do Castelo e Guaçuí.

Regionais com sede em Conceição do Castelo e Guaçuí abrem a competição.

Na Regional I, sediada em Conceição do Castelo, vão participar estudantes de Afonso Cláudio, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, além do município anfitrião. A solenidade de abertura acontece às 17 horas.

Já na Regional II, em Guaçuí, estarão presentes alunos de Alegre, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Irupi, Iúna e São José do Calçado, mais o município-sede. A abertura será realizada às 13 horas. As tabelas das duas regionais podem ser conferidas aqui.

Nos Jogos Escolares do Espírito Santo, o JEES, os estudantes são separados em categorias infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). Na disputa infantil, as equipes representam as respectivas unidades de ensino, enquanto no juvenil são formadas seleções municipais. Os campeões regionais seguem para as finais estaduais, que vão acontecer em julho, no Sesc de Guarapari.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, falou sobre a importância da competição.

“O início dos Jogos é sempre uma grande expectativa para toda a comunidade esportiva e escolar. Tenho certeza que, mais uma vez, vamos descobrir novos talentos. Também temos a confraternização entre alunos, municípios e escolas, pois o esporte proporciona isso: conviver com o outro, aprender com os colegas e ter espírito de equipe. Lições que, certamente, nossos jovens vão levar para a vida”, comentou o secretário.

Próximas regionais

Após as disputas em Conceição do Castelo e Guaçuí, outras seis regionais dos Jogos Escolares serão realizadas pela Sesport em Vargem Alta, Itarana, São Gabriel da Palha, Ponto Belo, Baixo Guandu e Vitória.

Modalidades individuais 

As modalidades individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez – vão acontecer entre o dia 27 deste mês e o início de julho.

Etapas nacionais

Os melhores do Espírito Santo seguem para as etapas nacionais dos Jogos Escolares. Em setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), envolvendo a categoria juvenil (de 15 a 17 anos). Em novembro (em sede ainda a definir), serão realizados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos da categoria infantil (12 a 14 anos).

O calendário completo dos Jogos Escolares pode ser conferido aqui. (As informações são da Sesport) 

Leia também:

Krystian Kymerson conquista o título pan-americano de surf
Copa Kart Linhares levará emoção ao bairro Três Barras
Jogos Escolares de Vila Velha (JEVV) começam nesta quinta
Viana: Pedal beneficente arrecada R$ 21 mil em prol da APAE
PMVV: Atletas conquistam ouro no Campeonato Paralímpico
Copa Noroeste: São Mateus decide título contra Pedro Canário
PMDM: Fase Municipal dos Jogos Escolares já está definida 
Torneio do Trabalhador entra na 2ª fase e promete muitos gols
PMC abre inscrições para etapa municipal dos Jogos Escolares
Projeto Campeões de Futuro abre vagas para nova turma
PMC: Inscrições abertas para escolinhas na Estação Esporte

TAGS:
JOGOS ESCOLARES | ES | JEES | MODALIDADES | SESPORT