CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Jornada Científica terá presença de especialista referênca em assistência social

Uma das principais referências em assistência social no Brasil, a doutora Maria Carmelita Yasbek ...

Em 19/03/2015 Referência JCC

Uma das principais referências em assistência social no Brasil, a professora doutora Maria Carmelita Yasbek, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, será a convidada especial para abertura da III Jornada Científica de Assistência Social de Vitória.

A conferência com a professora doutora será às 10h, na próxima quarta-feira (25), e vai abordar "A produção de conhecimento como estratégia de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)", tema central da jornada.

O evento vai reunir cerca de 200 participantes nos dois dias - 25 e 26 de março (quarta e quinta-feiras) -, entre assistentes sociais, professores de graduação e pós, estudantes e também psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiras e outros.

A realização da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), será no auditório Manoel Vereza de Oliveira, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que é parceira da Semas no evento.

Experiência sobre fundamentos e práticas

Graduada em Serviço Social há 48 anos, a conferencista tem pós-doutorado em Serviço Social pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito dos Fundamentos Políticos das Ideias Contemporâneas desde 2001.

Atualmente, Carmelita Iasbek é professora de Pós-Graduação do curso de Serviço Social oferecido pela PUC de São Paulo e membro do Conselho Científico e Acadêmico da Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de la Plata (UNLP), da Argentina. Sua área de atuação é ampla e abrange a política, o serviço e a assistência social.

Jornada Científica

A Jornada Científica terá quatro eixos temáticos sobre a proteção social: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social de Alta Complexidade e a Gestão do Suas.

Foram confirmadas também as presenças de duas doutoras em Serviço Social e professoras da Ufes, Soraya Gama Prescholdt e Jeane Ferraz Silva. Elas participarão da jornada no segundo dia - quinta (26) - abordando o tema "Tecendo os saberes: uma articulação sobre a prática".

Segundo a coordenadora da Gestão do Trabalho da Semas, Leonara Ribeiro, a expectativa é promover uma grande integração multidisciplinar de conhecimentos sobre a assistência social, com debates de ideias e práticas desenvolvidas pelos profissionais da área.

Confira a programação:
Dia 25 - quarta-feira
8h30 - Credenciamento
9h - Apresentação cultural
9h30 - Solenidade e Mesa de Abertura
10h - Conferência da dra. Maria Carmelita Yasbek. Tema: "A produção de conhecimento como estratégia de fortalecimento e consolidação do Suas.
11H - Debate
12h - Intervalo
13h15 - Apresentação de trabalhos por eixo temático
17h - Encerramento das apresentações

 Dia 26 - Quintaf-feira
8h - Credenciamento
8h30 - Apresentação de Trabalhos por eixo temático
12h - Intervalo
13h15 - Apresentações de trabalhos por eixo temático
16h30 - Painel de encerramento: "Tecendo os saberes: uma articulação sobre a prática" - Com Soraya Gama Prescholdt e Jeane Andréia Ferraz Silva.
17h - Encerramento

Fonte:PMV