CULTURA

Jovens alunos em imersão com Orquestra Sinfônica Brasileira

Entre os dias 9 e 12 de maio, músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) estarão em Serra.

Em 05/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Orquestra Sinfônica Brasileira

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) irá promover, junto aos alunos, uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.

Alguns dos maiores instrumentistas do país irão até Serra para uma residência artística com os alunos que, depois, irão ao Rio de Janeiro conhecer a rotina da orquestra

Jovens músicos, alunos do Programa Vale Música Serra, no Espírito Santo, viverão uma experiência única ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Entre os dias 9 e 12 de maio, músicos da OSB estarão em Serra para promover, junto aos alunos, uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.

Depois, entre os dias 14 e 20 de agosto e entre 18 e 26 de setembro, os estudantes vão participar de uma imersão na sede da Orquestra, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios, prática de concerto, entre outras atividades. O intercâmbio musical vai terminar de uma forma muito especial: os jovens terão a oportunidade de tocar com a OSB, num concerto de encerramento no Rio de Janeiro, com data e local a definir.

As atividades integram o Conexões Musicais - projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto, criado em 2017, funciona como uma espécie de diálogo entre a Orquestra e jovens músicos Brasil afora, revelando talentos, despertando o interesse pela música e disseminando o conhecimento e a técnica da OSB pelo país.

“A parceria entre a OSB e o Programa Vale Música, através do Conexões Musicais, aprofunda relações e trocas nutridas dia após dia no sentido de criarmos, em conjunto, um país mais igualitário e diverso. Fazer parte do crescimento social e intelectual de cada jovem é uma alegria, bem como uma responsabilidade, que nos motiva a trabalhar, cada vez mais, a fim de alcançarmos um ambiente humanizado de desenvolvimento sustentável”, afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional da OSB.

Orquestra Sinfônica Brasileira:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. (As informações são da AsImp)

Leia também:

Biblioteca promoverá "Círculo da Leitura" na quinta-feira (4)
Casagrande lança o Ciclo 2023 do Programa Fundo da Cultura
Exposição coletiva Mínimo Múltiplo Comum chega a Viana
Venerado por católicos e religiões afro, São Jorge é ícone pop
Kulturfestival acontece neste final de semana em Campinho
2º Encontro de Dança de Aracruz acontece no dia 27 de abril
Sesc Glória será palco da peça nacional “Três Mulheres Altas”
Kulturfestival está de volta com música neste fim de semana
Exposição sobre literatura infantil é aberta em Cachoeiro
Escritora capixaba traz lições sobre resiliência em lançamento

TAGS:
VITÓRIA | CULTURA | ORQUESTRA | IMERSÃO | ALUNOS | SINFÔNICA