POLÍTICA NACIONAL

Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor

A solicitação do título eleitoral pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor.

Em 07/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Documento pode ser emitido, mas voto facultativo só é permitido aos 16.

Desde 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que jovens que completaram 15 anos emitam o título de eleitor, mesmo que só possam votar, efetivamente, quando completarem 16 anos de idade.

Segundo o capítulo IV da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas são obrigatórios a partir dos 18 anos.

Alistamento eleitoral

A solicitação do primeiro título eleitoral pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, no sistema on-line TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção 'não tenho', na aba 'Título de eleitor' e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do Registro Geral (RG) e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens até 18 anos estão dispensados de enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Contudo, torna-se obrigatório para eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos.

Há, ainda, a opção de ir ao cartório eleitoral do município. O Alistamento Eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.  

A secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país, Roberta Gresta vê vantagem no alistamento eleitoral no período facultativo: 

“A realização do alistamento da pessoa aos 15 anos estimula o jovem, pois, ao completar 16, já estará apto a votar, tornando-se efetivamente pertencente à comunidade política brasileira e responsável pelo fortalecimento da democracia”.

O pedido de emissão do documento pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta clicar na guia 'Acompanhar Requerimento', no site do TSE, e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Caso não haja pendências, após o processamento dos dados, o jovem futuro eleitor pode baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel, inclusive em futuras votações, dentro da seção eleitoral do eleitor. (Por Daniella Almeida – da Agência Brasil)

Leia também:

Renato Casagrande autoriza obras de rodovia em Cachoeiro
Governo reforma prédio do CEET em Bom Jesus do Norte 
Governador inaugura obras de pavimentação em Brejetuba
Himaba inaugura ala com 32 novos leitos de enfermaria
ES investe R$ 60 milhões em obras de água e esgoto em Vitória
Governador Renato Casagrande lança Projeto ES + Competitivo
Governo do Estado lança Plano Estadual de Segurança Escolar
Vila Velha terá Centro Integrado para pessoas com Deficiência
Governo ES realiza entrega de equipamentos agrícolas
Autorizada obra do Centro Integrado Familiar de Vila Velha
Gandini quer estacionamento rotativo gratuito para idosos

TAGS:
TÍTULO DE ELEITOR | 15 ANOS | ALISTAMENTO ELEITORAL | VOTAÇÃO